Dicas sobre colocar ou não foto no currículo

  

Muita gente tem dúvidas sobre a inserção de foto no currículo, mas afinal, isso é realmente necessário?

Na corrida pela disputa de emprego, muitos candidatos exageram em informações que podem ter o efeito contrário do esperado, ou seja, ser dispensado da vaga.

A verdade é que no currículo quanto menos exagerar é melhor. Tentar evitar fotos, cores ou mesmo fontes muito grandes afinal o currículo deve encantar o selecionador pelo conteúdo profissional, e não pela aparência, por isso é inapropriado colocar imagens no currículo mesmo o candidato tendo boa aparência.

Alguns efeitos que uma foto pode causar no currículo:

  • Primeira impressão através da foto, ou seja, se a imagem estiver ruim, não causará boa impressão;
  • O candidato não seguiu a instrução de forma correta, se a empresa solicitou vários dados e não indicou a necessidade de inserir foto, a instrução não foi seguida corretamente e o currículo poderá ser eliminado;
  • No caso do selecionador ser do sexo feminino o cuidado deverá ser redobrado, afinal as mulheres são muito críticas com fotografias.



Além desses efeitos, existem outros que podem ser consultados inclusive com opiniões de especialistas no assunto aqui.

Todavia, existe uma importante curiosidade: empresas que pedem fotos podem ser denunciadas por preconceito, afinal, que interesse pode haver em solicitar fotos senão para pré-seleção de beleza ou etnia o que fere o artigo 5º da constituição que diz: “todos são iguais perante a lei”, esse artigo poderá ser consultado no seguinte site oficial, além de ferir o artigo 373-A da CLT que trata da dispensa do trabalho por seleção de cor, raça e gênero que poderá ser analisado aqui. Porém essa denúncia é somente de ordem administrativa no âmbito da fiscalização trabalhista, geralmente após a denúncia da pessoa lesada.

Entretanto existe a possibilidade de a empresa solicitar a foto e o candidato por necessidade do emprego preferir anexar a foto ao currículo ao perder a oportunidade, também deve fazê-lo com cautela de sobriedade, vestimenta, e aparência afinal isso poderá acarretar na perda da sua entrevista presencial. 

Por Erica Oliveira de Souza

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment