Dicas de como evitar situações desgastantes no trabalho



  

O cenário do mercado de trabalho na atualidade muda constantemente, e às vezes surgem as dificuldades de manter-se bem profissionalmente.

Empresas mudam estratégias para acompanharem o desenvolvimento social, já que as pessoas estão em constante mudança, e isso afeta de forma direta o funcionário. Mas algumas medidas podem ser tomadas para evitar uma situação desgastante no ambiente profissional, tais como:

– Planejamento: Antes de executar uma tarefa ou um projeto individual, pense e repense todas as consequências e reações possíveis, negativas ou positivas. Isso pode ajudá-lo a evitar um desentendimento com o chefe, colega de trabalho e até mesmo com o cliente.

– Fuja do medo: Pensar e repensar são importantes, mas aja sem medo, pois às vezes por essa repulsa, pode ser que perca grandes oportunidades por medo de ousar, inovar. Não dê limites à criatividade, mas sempre pensando e repensando.




– Desafios: Se houve um episódio que o desmotivou, lembre-se que é um aprendizado para melhorar a prática do trabalho. Um desafio sempre pode ser superado, e se errou, olhe o erro, corrija-o e siga em frente.

– Mantenha o foco: Com a quantidade gigantesca de informações que recebemos por dia, sejam por e-mail, redes sociais, conversas, enfim, independente do meio de comunicação, essas informações ficarão armazenadas na memória e podem desviá-lo do objetivo principal. O ideal é se desligar do mundo, não totalmente, somente o necessário para não perder o foco da atividade que está sendo executada.

– Autoestima: Realizar um projeto sem autoestima é um caminho quase certeiro para que algo dê errado. A incerteza e o medo atrapalham a trajetória e podem fazê-lo, até mesmo, desistir do projeto. Se recompense, se presenteie quando o trabalho render e der certo. Acredite no seu potencial, você está aí porque se esforçou, e pode ir além se continuar se esforçando, e quando se recompensar, sentirá satisfação, terá a sensação de que valeu a pena todo o esforço.

Por Ingrid Oliveira

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment