Evolução da tecnologia e o mercado de trabalho



Hoje em dia, com a mão de obra aumentando no mercado de trabalho, a maioria dos empregos está mudando suas características de buscas em processos de recrutamento e seleção. Em algumas áreas é possível constatar a substituição da mão de obra humana pela criatividade da tecnologia e por máquinas e acessórios programados por ela.

Na expectativa humana, o medo deu lugar à superação e o trabalho em equipe ao individualismo.
De acordo com estudos recentes, no futuro mais de 80% dos empregos formais desaparecerão completamente, ou no mínimo, terão características diferentes e tomadas pela expansão da tecnologia.
Em alguns casos, a tecnologia pode ser vista como uma inimiga da mão de obra, pois se não evoluirmos em grande escala, logo ficaremos para trás e seremos ultrapassados pelos próprios computadores que nos servem de auxílio.



Mas mesmo assim, não devemos ir contra a expansão da tecnologia. Há muito o que se pescar no mercado de trabalho, basta estar sempre atento à demanda dele em suas respectivas áreas. Cada vez mais ocorrem evoluções, e por mais simples e imperceptíveis que elas sejam, trazem grandes mudanças, e assim, empregos velhos são descartados e cargos novos vão se construindo à medida que novas áreas vão surgindo, principalmente em empresas novas.

Mais interessante do que se acomodar e se preocupar, é fazer perguntas da seguinte forma para si mesmo: “Qual o meu tipo de emprego?” e "O quê eu preciso fazer para me adequar às exigências dele?".
Talvez você só precise evoluir para conseguir resultados novos e cada vez melhores. Ou seja, superar-se.
Tente ressignificar o que já está feito e  realizado, e gaste parte do seu tempo para buscar novos métodos de executar sua rotina e assim aumentar sua produtividade.

Enfim, mesmo assim, observe bem as suas expectativas, jamais force a barra se nada estiver bom. Tenha a consciência de que você tem capacidade para ir à luta e encontrar novas oportunidades no mercado.



Por Daniela Almeida da Silva

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment