Dicas para evitar situações constrangedoras



  

O que você faz quando vê alguma situação constrangedora, como brigas, agressões ou discussões? Liga para a polícia? Interfere na situação ou deixa a coisa rolar? Independe da atitude que você tenha, saiba que é muito melhor, na maioria dos casos, uma conversa franca. Se a situação persistir tente as seguintes atitudes:

1. Perguntar o motivo da situação, se ambas as pessoas envolvidas precisam de ajuda ou de algo. Talvez seja só coisa de nossa cabeça, ou talvez também não é o que parece ser. Por isso, seja o mais cauteloso possível para não criar atritos até sem querer.

2. Procure observar bem antes de precisar interromper a situação. Se for uma discussão entre duas pessoas, jamais faça isso se não tiver um certo grau de intimidade com elas, pois pode parecer um tanto invasivo.

3. No trabalho, se você flagrar uma situação constrangedora, certifique-se de pedir ajuda a alguém ou tente manter a calma das pessoas, para que não ocorra mal entendidos.




4. Caso você se sinta incomodado com a situação, saia de perto, mude de lugar ou demonstre sua insatisfação. Muitas vezes as pessoas não sabem que estão incomodando e no fim acabam constrangendo as outras pessoas sem perceber. Portanto, a atitude de se mostrar afetado é mais sua do que deles.

5. Oriente as pessoas ao seu redor a respeito da importância de se darem bem. Não precisa esperar uma situação constrangedora para dizer isso. Ofereça seu apoio antes e depois, caso ocorra algum tipo de problema. Não deixe que as pessoas ocasionem situações por conta delas. Tenha em mente que muita coisa pode ser evitada com o diálogo, o apoio e a amizade mútua. Às vezes, tudo o que alguém deseja é ser ouvido e compreendido.

Uma atitude dessas pode ajudar e até evitar possíveis tragédias, pois querendo ou não, o dever de todos é prevenir isso e contribuir para o bem do próximo.

Por Daniela Almeida da Silva

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment