Dicas de como se portar adequadamente no trabalho




Comportar-se de uma forma profissionalmente aceita pode não ser fácil, visto que os profissionais de uma determinada empresa são diferentes com criações e educação distintas. Mas a maneira com que você se posiciona em seu trabalho diz muito sobre o profissional que você é. Sendo assim, a forma com que um profissional se comporta reflete muito da empresa para os clientes.  

Como em todas as áreas profissionais, planejar sua maneira de se portar no trabalho é uma maneira bastante interessante de conseguir aprimorar seu jeito de ser.


Abaixo você notará algumas dicas importantes para conseguir um comportamento adequado em seu ambiente de trabalho.  

– Preste atenção a sua personalidade:

A primeira coisa que você deve fazer é uma autoanálise. Veja como está sua personalidade e se há algumas características que não permitem que você se desenvolva profissionalmente e no relacionamento com outras pessoas. Lembre-se de ter uma personalidade vencedora. Isso é o que toda empresa realmente procura em um funcionário.  


– Não fique ostentando suas conquistas, experiências ou coisas materiais:

Não há nada mais desagradável do que pessoas em um ambiente de trabalho que vivem se autoafirmando perante os outros. Seja discreto em relação as suas conquistas. Se as pessoas que importam sabem de suas vitórias isso já basta. Não tenha a síndrome do "preciso me vangloriar para me sentir bem". Ser discreto é a melhor qualidade que você pode cultivar em sua vida. Seu trabalho deve falar por você, apenas ele.  

– Aprenda a ouvir as pessoas:

Não fale apenas de você e de suas atividades profissionais. É um bom hábito demonstrar interesse profissional no que os outros dizem e fazem na empresa. De maneira alguma ignore um companheiro de trabalho enquanto ele estiver falando.  

– Vista-se profissionalmente:

Este é uma das dicas mais simples, mas infelizmente não é coloca em prática por muitos funcionários. Vestir-se profissionalmente significa estar discreto, utilizar roupas confortáveis, mas que transpareça seriedade e não vulgaridade. Não utilize roupas com dizeres ou ícones não apropriados. Veja qual é o melhor estilo profissional para se vestir de acordo com o ramo de atuação da empresa que você trabalha. Por exemplo, se trabalha em uma empresa do ramo financeiro, deve estar vestido de maneira social demonstrando seriedade e confiança. Já se trabalha no ramo de design e criatividade, talvez uma vestimenta mais despojada pode ser bem aceita.  

– Fale pouco e, quando falar, tenha sentido:

Não seja o tagarela da equipe. Todos devem ter seu tempo para expressar suas opiniões. Por isso compartilhe ideias dignas de consideração. Certifique-se do que você está falando é bom e lógico. As pessoas irão pensar positivamente sobre você, caso saiba se expressar.

Por William Nascimento

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *