Riscos que poderão surgir ao levar o trabalho para casa

Categorias: Profissionais - Trabalho

Se você é um profissional que costuma levar parte do seu trabalho para ser realizado em casa, repense em suas atitudes. Talvez seja necessário repensar seu conceito de produtividade. Normalmente quem cultiva o hábito de levar trabalho para casa não consegue ser produtivo durante o expediente e por isso precisa de mais tempo para realizar algo que deveria ter sido feito no horário profissional.  



A carga de trabalho em muitas empregas realmente é desgastante. Existem muitos profissionais sobrecarregados, mas um bom planejamento das atividades profissionais pode ajudar e muito na redução do tempo de trabalho. Em muitas vezes a raiz do problema está na desorganização de ambientes de trabalho.  

Uma equipe composta por diversos profissionais podem muito bem conseguir realizar uma tarefa sem que qualquer um deles tenha que levar seu trabalho para casa. O que é visto muitas vezes é a desorganização na distribuição de atividades. Por diversas vezes um profissional está ocioso enquanto outro está sobrecarregado. Cabe ao líder delegar as funções dividindo tarefas.  

Abaixo você pode ver quais são os quatro riscos que você corre por levar seu trabalho para casa:  



1. Você será menos inovador:

Segundo um estudo publicado recentemente pelo Journal of Consumer Research, o esgotamento físico e mental faz as pessoas tomarem decisões mais seguras. Arriscar-se menos tem seu lado bom, mas pode levar você a ter menos oportunidades profissionais e a ser menos inovador.  

2. Você pode minar ainda mais sua produtividade:

Trabalhar fora do expediente é praticamente sinônimo de falta de produtividade. Se você faz isso com frequência é sinal que não consegue realizar suas atividades dentro de seu horário profissional. Acostumar-se a levar trabalho para casa o tornará menos produtivo em seu emprego, o que pode levar à sua demissão.  

3. Você não terá momentos de lazer:

Os horários fora de seu expediente são destinados ao lazer e à família. Se você tiver trabalho para realizar nestes horários, pouco tempo irá sobrar para relaxar. Você estará sacrificando seu tempo de lazer e convivência social, importantes para a felicidade de qualquer pessoa.  

4. Você poderá ter mais problemas de saúde:

Seu corpo não passará ileso ao excesso de trabalho. Entre os efeitos físicos mais comuns, estão as dores musculares, dores de cabeça e distúrbios gastrointestinais. Já do ponto de vista emocional, desenvolver ansiedade e irritabilidade é algo frequente.

Por William Nascimento



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *