Dicas para quem quer trabalhar em casa




A internet trouxe a possibilidade de milhões de pessoas em todo mundo trabalharem em suas próprias residências. Com isso, muitos profissionais optaram por renunciar ao ambiente tradicional de trabalho e abraçaram a ideia de montar um negócio próprio em casa.  

Há diversas vantagens em trabalhar em casa. Uma delas é o fato de não precisar alugar nenhum espaço adicional para trabalhar. Além de economizar dinheiro, você se sente mais a vontade para realizar suas tarefas profissionais. Outra vantagem do trabalho home office é que não é preciso perder tempo com transporte, algo bastante incômodo nas grandes cidades de todo mundo.  


Mas o trabalho em casa também tem suas armadilhas e desafios. Pensar e planejar antes de montar um negócio em casa lhe ajudará a evitar diversos problemas. Reserve um tempo para conferir a lista abaixo:

– Separe um espaço em sua casa somente para o trabalho:

Isso é algo psicologicamente importante do ponto de vista profissional. É preciso que você tenha a noção de que ainda existe uma diferença entre sua vida profissional e pessoal.


– Fique atento à sua agenda de trabalho:

Seja realista. Estabeleça metas que você conseguirá cumprir e fique atento para não se distrair com tentações do ambiente doméstico como TV, cozinha ou cama. Estabeleça um ou dois dias mais flexíveis por semana para que você possa fazer outras tarefas ou descansar um pouco mais. Não esqueça que você deve ser produtivo para seu próprio benefício profissional.

– Encontre motivos para sair às vezes:

Ficar em casa o dia todo certamente não é algo muito saudável. Por isso sair eventualmente pode afetar significativamente seu rendimento. Escolha um ou mais dias por mês para trabalhar em outros locais. Você pode escolher passar algumas horas em uma cafeteria ou antes do almoço fazer algumas atividades profissionais em um restaurante.

– Certifique-se que sua empresa está legalmente correta:

Tenha em dia tudo o que se relaciona a impostos e taxas. Todas as empresas legais devem contribuir com impostos não importa em que ambiente atuam.  

– Tenha um plano de negócios:

Ter uma empresa estabelecida em casa é tão sério quanto um negócio tradicional. Por isso é importante que você estabeleça metas, elaborando estratégias de marketing, logística e vendas. Não menospreze o poder que isso tem sobre seu negócio.

Por William Nascimento

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *