Dicas de como buscar a empresa ideal para você

Categorias: Dicas - Empregos - Empresas - Profissionais

Muito se fala sobre o emprego ideal, o melhor salário e as melhores empresas para se trabalhar, mas pouco se fala sobre a empresa dos sonhos para você trabalhar.  



A ambição por conquistar posições e uma excelente remuneração em muitas ocasiões faz que o indivíduo que está à procura de uma vaga de trabalho em especial, caia na armadilha de ir trabalhar numa organização só porque ela é conhecida e tem uma remuneração muito atraente. Quando se diz armadilha, trata-se da pouca verificação por parte do candidato de outros critérios que podem ser decisivos na manutenção desse emprego. Nem sempre duas pessoas acharão que uma empresa é realmente uma boa organização para se trabalhar, ou seja, o que é bom para uma pessoa nem sempre é bom para outra. Seguindo esta linha de raciocínio entende-se que há aspectos que não são tão tangíveis que poderão em algum momento ser diferenciais na permanência em um emprego. 

Primeiramente, para saber se uma ou outra empresa é a ideal, você precisará entender o seu perfil, compreender qual a sua visão de valores dentro de uma empresa e perceber quais fazem mais sentido para você e para a sua ideia de futuro.  

Ao considerar as aspirações profissionais pode ser identificado o perfil de empresa da sua empregadora ideal. Se você busca autonomia, terá de trabalhar numa empresa, com uma estrutura mais horizontal, ágil, rápida tomada de decisões, rigidez quanto aos erros de funcionários. Para trabalhar nestas empresas você precisa ser empreendedor saber lidar com a autonomia que deseja receber, ou seja, deverá controlar a sua produtividade e o seu tempo, ser flexível, dinâmico e voltado para os resultados. Quem quer ser reconhecido precisa possuir espírito competitivo, vocação para assumir riscos, com estas características você poderá trabalhar em empresas com metas agressivas que exigem muito do colaborador já que o cumprimento delas é avaliado individualmente. 



Empresas líderes no seu segmento de mercado exigem dos candidatos a demonstração de resultados, perfeccionismo. Desta forma, se você possui um perfil voltado às ações individuais que permitam o crescimento da empresa e se busca sempre o melhor resultado, esta poderá ser a organização ideal para a sua busca pela marca forte e com referência no mercado. 

Caso você tenha em mente trabalhar no exterior, empresas multinacionais são a sua principal opção. Para chegar a elas, você precisará ter tido várias experiências em áreas e países e que também possua uma visão holística dos negócios. Para ocupar um cargo no exterior é fundamental que você possua um bom nível de inglês e algum outro idioma, goste de desafios e tenha boa adaptação a mudanças. 

Como você pode perceber, escolher o tipo de empresa que mais se ajusta ao seu perfil não é algo tão fácil de se fazer, exige tempo, paciência e entendimento. 

Por Melina Menezes



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *