Dicas para perder o medo de falar em público



  

Falar em público infelizmente ainda é um problema para uma grande parte das pessoas.  Frequentemente, pessoas estão cada vez mais tendo pânico de falar em público, seja por timidez, seja por algum trauma já sofrido anteriormente. Mas, o que fazer diante desse problema? Veja algumas dicas simples para te ajudar:

1. Respiração:

A respiração melhora a circulação e favorece a oxigenação no cérebro, pois quando estamos muito nervosos e ansiosos, sofremos um aumento na pressão sanguínea e às vezes até falta de ar, dependendo da pessoa. Por isso, quando você tiver que falar em público, pare de 30 minutos à 1 hora antes para praticar exercícios de inspiração e expiração, relaxe e imagine que tudo sairá bem.

2. Exercício do espelho:




Uma outra dica importante e até bem conhecida há um bom tempo é a técnica do espelho, que consiste em se olhar no espelho e falar como se você estivesse realmente na frente de uma plateia. Você também pode fazer esta técnica sem o espelho. Para isso, você precisaria de um lugar com um espaço bem grande, e ali, deverá falar sozinho, expressando-se como se estivesse em uma plateia. Com o tempo, você se adaptará e se acostumará. Lembre-se de que isso não irá garantir a perca total do seu medo de falar em público, apenas te auxiliará. Por isso, dependendo do caso, é sempre bom procurar ajuda de um profissional.

3. Cursos:

Existem cursos que podem ajudar você a se expressar melhor em público, como por exemplo cursos de teatro, música, rádio e TV, entre outros. Você também pode consultar profissionais especialistas em voz, cursos de como falar em público, entre outras diversas técnicas disponíveis no mercado hoje em dia. Enfim, há uma vasta gama de técnicas que podem ser usadas hoje em dia, e cada uma delas são direcionadas a um tipo de público diferente. Por isso é necessário identificar antes qual a causa do seu medo.

Por Daniela Almeida da Silva

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment