Pedido de seguro-desemprego será feito online em abril




A novidade tratá mais agilidade e segurança para o processo

De acordo com o governo, a partir de abril todos os empregadores devem informar ao Ministério do Trabalho e Emprego a dispensa do trabalhador para fins de recebimento do benefício seguro-desemprego. Todo o procedimento deverá ser feito via internet.

A medida faz parte da determinação do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (27), e torna obrigatório a utilização da ferramenta Empregador Web no requerimento de seguro-desemprego e comunicação de dispensa do trabalhador.


O uso do aplicativo Empregador Web já é utilizado de forma não obrigatória, mas até o final deste mês. Isso ocorre via Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho para o preenchimento do Requerimento de Seguro Desemprego (RSD) e de Comunicação de Dispensa (CD) online.  

O aplicativo permite, de acordo com informações o governo, o preenchimento do RSD e do CD de maneira individual ou coletiva. Isso acontece mediante arquivo de dados enviados ao Ministério do Trabalho e Emprego.

O sistema atual será aceito até o dia 31 de março. Isso inclui os atuais formulários de Requerimento de Seguro Desemprego / Comunicação de Dispensa (guias verde e marrom) impressos em gráficas.


O objetivo do Ministério com o sistema Empregador Web é viabilizar o envio dos requerimentos de seguro desemprego pelos empregadores via internet, de forma a agilizar o atendimento aos trabalhadores requerentes do benefício. Com isso, será possível transmitir informações de trabalhadores e empregadores de maneira ágil e segura.  

Segundo o governo, o uso do sistema permitirá às empresas "mais objetividade, segurança e agilidade" durante todo processo, como, por exemplo, o envio de informações em lote, utilizando arquivo gerado pelo sistema de folha de pagamento; agilidade no processo de prestação de informações; garantia de autenticidade da informação prestada, entre outros.  

Para conseguir obter o benefício, é preciso ter 18 meses de trabalho, na primeira vez em que o pedido for feito, e 12 meses na segunda. Na terceira, o período é de seis meses. Estas novas normas fazem parte das novas regras determinadas pelo governo.

Por William Nascimento

Relacionados



11 comentários em “Pedido de seguro-desemprego será feito online em abril

  • Eu tambem estou tentando dar entrada no seguro-desemprego e nao consigo se alguem consegui por favor deixe o comentario tambem to entrando dia e noite e nada

  • É lamentável a atitude dessa governo de merda. Como não tem dinheiro em caixa cria um sistema que não funciona. A intenção é essa…não tem grana, ninguém consegue dar entrada logo não preciso pagar. Onde vamos parar? O que dizer aos credores e no caixa do supermercado? O sistema tá fora do ar…

  • · Editar

    Isto é uma sacanagem da Dilma está sapatona n consigo da entrada isto é uma farsa eu quero o meu dinheiro por direito

  • Estou tentando dar entrada desde maio , nós já vamos para o mês de Julho e nada gente me ajudem POR FAVOR quem conseguiu me fala um horário ou um dia mais específico , porque eu não aguento mais , parece que não atualizam a TELA , Meu Deus…..

  • · Editar

    seria meu primeiro seguro desemprego cheguei p receber e disseram que eu nao tinha direito do seguro desemprego trabalhei 15 meses fui mandada embora dia 15 do 05 de 2015. Algum advogado pode me dizer se isto esta correto.ou tenho como recorrer .

  • Estou tentando agendar a entrada pra o seguro desemprego pra um parente, mas não consigo. O passo-a-passo chega até o calendário, porém quando clico em uma data que aguarda liberação nada acontece e o atendimento pelo telefone 158 só da ocupado.

  • acho isso una falta de vergonha.agente vota nesses corruptos p issso.gente por favor proxima eleicao ta chegando.pense bem.tambem nao consigo agendar.mas vou deixat um recado.p vcs.vai ao sine do meier no ultimo dia p completar 120 dias q eles atendem vc e sao obrihados a te atender ok.nao esqueca tds os documentos.aviise a recepcionista de la q e ultimo dia dos contrato.vai cedo ..boa sorte p tds.cuidado com os golpes da internet.acredite em Deus e td dara certo.eu ja me informeie e passo p todos os trabalhadores e amigos.esse site nao consegue
    so os primeiros 10 primeiros dias do mes e de madrudada.boa sorte me chamo suelen reis

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *