Vantagens de trabalhar em pequenas e médias empresas




Veja algumas dicas de como ter crescimento profissional em empresas desse porte

A princípio, a necessidade de um emprego geralmente vem quando temos despesas ou queremos consumir algo que o nosso salário atual não cobre ou, quando não temos salário nenhum para consumir ou se manter. Acontece que passamos a maior parte de nossas vidas, ou de nossos dias, trabalhando o que logo gera um nova necessidade nas pessoas.

Para alguns, o crescimento profissional dentro da empresa é muito importante, a mudança de setores, de cargos, de pessoas que trabalham junto, até mesmo a mudança de localização da instituição em que trabalha faz diferença.


Ampliando ainda mais o "leque" relacionado ao tipo de satisffação dentro da empresa, é possível contar com o tratamento entre os funcionários de diferentes tipos hierárquicos, mesmo quando a empresa é da familia. Veremos a a seguir os benefícios de trabalhar em pequenas e médias empresas.

Empresas de pequeno porte muitas vezes não apresentam uma grande variedade de benefícios, ou salários muitos atraentes. Em contrapartida, pode proporcionar um maior desenvolvimento do profissional e até mesmo um certo nível de estabilidade e confiança.

Neste tipo de organização, os colaboradores tendem a participar de maneira mais ativa nos processos de produção e tomadas de decisões, com possibilidades de contribuir de diversas maneiras. Estes fatores implicam em transformar ou explorar a criatividade do profissional em trabalhar com produtos escassos, promover ações para um destaque da instituição no mercado que pode trazer um retorno gratificante, alimentando a satisfação do mesmo.


Quando é disponibilizado uma oportunidade melhor dentro da organização, é mais fácil se promover neste ambiente.

Já as empresas de médio porte, tendem a ser um ambiente mais concorrido. Apresentam melhores remunerações e até mesmo benefícios, porém, ter experiência em uma organização de médio porte ou em desenvolvimento no currículo, pode valorizar a carreira do profissional.

Estas, dependem também do trabalho do colaborador de maneira confiante, gerando uma estabilidade diferente em que o mesmo possa crescer junto a empresa. O ambiente também favorece menos burocracia e maior autonomia, além de investir mais na capacitação de seus funcionários.

Todas elas apresentam grande desafios dos quais dependem do esforço da própria pessoa. No Brasil, apesar do momento de crise em que enfrentamos, apresenta-se como um ambiente muito favorável para o crescimento econômico.

Em comparação aos últimos anos, estas pequenas e médias organizações mostram-se mais resistentes aos momentos de crise, superando as datas comerciais e os motivadores externos.

Por Bruna Domingos dos Santos

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *