O Que Colocar no Currículo Profissional – Dicas e Cuidados




Confira aqui algumas dicas e cuidados na hora de fazer o seu Currículo Profissional.

Ter um bom currículo é importante para toda pessoa em busca de um emprego, independente dela ter muita ou pouca experiência. Quando você se candidata a uma vaga de emprego e deixa o seu currículo na empresa, além do seu, vários outros currículos serão analisados e você terá muito pouco tempo para convencer o recrutador através do seu currículo que você é a melhor escolha.

Por isso um currículo precisa ser, acima de tudo, objetivo! Ter um bom currículo não significa de forma alguma ter um currículo de várias páginas contando todos os detalhes de seus trabalhos anteriores, pelo contrário, você precisa resumir de forma que consiga passar tudo que precisa em poucas linhas.


E eis aqui uma dica importantíssima: não tenha um só currículo, mas vários.

E a justificativa para isso é simples, pois você precisa mostrar seus conhecimentos relacionados a vaga desejada. Por exemplo, você não pode citar que possui experiência como açougueiro para se candidatar a uma vaga de manobrista, foque seu currículo em mostrar sua experiência como manobrista, pois é isso que interessa à empresa. Quando for se candidatar a uma vaga de açougueiro, aí sim, tenha um outro currículo com o foco para esta oportunidade.

A não ser que você sempre trabalhou na mesma área, então vale fazer um resumo de tudo.


Coloque no currículo também, tudo que você tem de melhor, seja sua formação escolar, outros idiomas que saiba falar, experiência profissional, habilitação, cursos já realizados, estágio, voluntariado, habilidade na área de informática, etc.

Os cursos extracurriculares são muito importantes e não podem faltar em um bom currículo, mas você também deve dar destaque a alguma habilidade que possua e que poderá ajudar a conquistar a vaga de emprego oferecida, principalmente se já tiver experiência nesta área.

Mesmo quem está em busca do primeiro emprego, deve caprichar no currículo. Você está entrando no mercado de trabalho agora, mas já vem se preparando para isso a mais tempo, por isso valorize sua formação profissional.

Trabalho voluntário também é muito importante e ajuda a valorizar o currículo, principalmente de quem não tem experiência, então, se você ainda não tinha pensado nisto, seja voluntário de alguma associação ou veja no seu bairro ou em sua cidade onde estão precisando de ajuda, isso vai ajudar seu currículo e vai lhe fazer muito bem.

E jamais coloque foto em seu currículo. Isso só deverá ser feito se no anúncio da vaga a empresa solicitar que junto com o currículo o candidato envie também uma foto.

Se você quer mais dicas de como montar o seu currículo, confira no vídeo abaixo mais algumas dicas dadas por Max Gehringer:

Por Russel

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *