Filhos e Trabalho – Dicas de Como Conciliar os Dois




Conciliar Filhos e Trabalho é uma tarefa difícil, mas não impossível. Confira aqui algumas dicas de como equilibrar as duas coisas.

Hoje em dia, é cada vez mais comum vermos mulheres tendo de conciliar os filhos com a vida profissional. O problema é que atualmente conseguir equilibrar estas duas coisas é uma tarefa quase impossível, ainda mais se levarmos em consideração o dia a dia cada vez mais agitado que temos. Apesar disso tudo, é possível conseguir conciliar filhos e trabalho, para isso, basta ter muita organização e determinação.

O primeiro desafio das mães é saber lidar com o sentimento de culpa. Ao deixar o seu filho em casa para trabalhar, as mulheres se sentem incompletas e com um sentimento de que está abandonando o seu filho. Porém, isso não é verdade. As mães precisam ter em mente que ser mãe não é um emprego, mas sim uma relação que é aprendida e intensificada a cada dia. As mães precisam entender que não há nada de mais em deixar o seu filho para trabalhar. É preciso lembrar que não é a quantidade de tempo que você passa com seu filho que importa, mas sim a qualidade e os bons momentos que passam juntos.


Outro grande problema encontrado pelas mães é com relação ao tempo. Com a correria do dia a dia, muitas mulheres se sentem pressionadas e perdidas com relação às suas tarefas. Com isso, não conseguem tempo suficiente para cuidar de seus filhos, trabalhar e ainda reservar um tempo para cuidar de sua aparência e beleza. Neste caso, a melhor coisa a se fazer é buscar mais flexibilidade e equilíbrio, isso irá aliviar a pressão que a mulher coloca sobre si.

Para aliviar ainda mais as pressões com todas as tarefas diárias, uma boa dica para as mães é ter pessoas confiáveis para ajuda-las na tarefa de cuidar das crianças. É neste momento que a presença do pai é importante, pois ele precisa ser participativo e ajudar a mulher, somente assim ele conseguirá aliviar um pouco da pressão da esposa, que assim poderá concluir suas demais tarefas.

Outra dica bacana para as mães organizarem melhor suas tarefas é dividir o seu dia em blocos, assim é possível conseguir administrar melhor o tempo e enxergar mais claramente todas as tarefas que precisarão ser realizadas durante o dia.


As mães também precisam diferenciar o que é importante das demais atividades. Fazendo isso, ela consegue estabelecer prioridades e organizar melhor tudo o que precisa fazer.

Uma falha que muitas mães cometem é a de tentar fazer tudo sozinha. Não se deve ter medo de pedir a ajuda de outras pessoas. Incumbir algumas tarefas para alguém não quer dizer que você não está dando conta do recado, além disso, aliviará um pouco de suas tarefas.

Vale lembrar que você é uma mulher normal, por isso, não tente acumular todo o trabalho para si, se fizer isso, certame acabará se frustrando por não conseguir realizar todas as atividades.

Por fim, não tente abraçar responsabilidades que não são suas. Por isso, delegue as tarefas da casa, do trabalho ou da escola para aqueles que realmente possuem esta responsabilidade, somente assim você não se sentirá sobrecarregada com tantas tarefas.

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *