Saiba o que fazer quando cometer um erro na empresa



Seres humanos cometem erros e isso não é diferente no trabalho. Caso cometa algum erro na empresa o melhor a fazer é assumir o erro, fazer uma avaliação do ocorrido e verificar o que pode ser feito para solucionar o problema.

Todo mundo erra, inclusive, no trabalho! Porém, quando estamos em uma empresa, os cuidados devem ser redobrados para que não haja nenhum erro, pois algumas falhas podem ser simples e facilmente corrigidas, mas há erros graves no trabalho que podem colocar em risco a vida das pessoas ou trazer um grande prejuízo financeiro à empresa. Mas, infelizmente, mesmo com todos os cuidados, as pessoas estão propícias a cometerem um erro grave no trabalho e diante disso é preciso saber o que fazer.

O primeiro passo a ser dado é assumir o erro! Jamais tente esconder o erro cometido e muito menos tente se justificar ou dizer que não teve culpa. Você errou e, claro, não foi de propósito, mas errou e precisa encarar a situação.



Faça uma avaliação do ocorrido, veja o que pode ser feito de imediato e seja o mais transparente possível. Informe o erro aos seus superiores e de forma clara, narrando o fato ocorrido e sem se preocupar demais em se justificar, posteriormente você fará isso, mas não agora.

Procure identificar o erro e veja como isso irá afetar a empresa e até mesmo os clientes. Analisando a fundo esta falha cometida, você estará se preparando para não errar novamente e ajudará outros colegas de trabalho a não cometer o mesmo erro que você.

Analisado o erro é hora de ver o que pode ser feito. Faça uma avaliação completa de tudo que pode ser feito para corrigir o problema e veja o que pode ser feito em caráter emergencial para sanar logo o problema.



Há erros de pequenas proporções e outros que afetam vários setores da empresa, clientes, funcionários, por isso é importante fazer uma análise para saber qual o tamanho do problema gerado por seu erro.

Outro detalhe importante nesta hora, é que o problema deve ser antecipado, primeiramente, aos superiores da empresa e também ao maior prejudicado, seja seu patrão, os colegas de trabalho ou clientes. É importante adiantar a estas pessoas que você já tem consciência do erro cometido, já admitiu a culpa e, principalmente, já está tomando providências para resolver o problema.

Lembre-se sempre que você será lembrado na empresa não só pelo erro, mas, principalmente, pela forma como conduziu todo o problema, suas atitudes e as soluções encontradas.

Por Russel

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment