Dicas de como ter uma boa relação com um chefe mais novo



  

Cada vez mais, jovens estão conquistando cargos de liderança e para algumas pessoas é importante saber lidar com a diferença de idade para manter uma boa relação no ambiente de trabalho.

O mercado corporativo muda constantemente e cada vez mais vemos pessoas jovens assumindo cargos de importância, seja por suas múltiplas habilidades linguísticas, boa formação ou até mesmo indicação, o fato é que temos que aprender a lidar e ter uma boa relação com o chefe mesmo quando ele é mais novo que você.

Alguns fatores sociais entram nessa questão, você provavelmente não está acostumado a ser subordinado de pessoas mais jovens e isso pode ser prejudicial na hora de encarar uma situação dessas. Na nossa mente, os mais velhos é que deveriam “mandar” nos mais jovens até conseguir experiência suficiente para estar lá.

– Desconstrua preconceitos:

Essa parte é a mais importante para ter uma boa relação com chefes mais novos, ele está naquela posição porque de alguma forma mereceu estar lá, então tenha respeito e entenda seu posicionamento. Colocar na sua cabeça que a idade não interfere tanto nesses fatores é muito importante, acabe com qualquer tipo de preconceito que tiver.

– Mantenha um diálogo sincero:




Um dos maiores problemas de ter um chefe mais novo é a forma de como cabeças de duas gerações diferentes pensam. As novas gerações costumam ser mais aceleradas e agitadas, enquanto os mais velhos costumam fazer as coisas com um pouco mais de calma. Não tem como dizer qual é a melhor opção, o ideal é que, se você estiver com esse tipo de problema, converse com seu chefe e diga o que pensa, sem medo. Isso vai abrir um diálogo para ele poder entender melhor como funciona sua cabeça, essa dica vale também para quem tem chefes muito mais velhos.

– Tente ser flexível:

Conseguir se adaptar a rotina de um chefe diferente é um desafio e ser flexível ajuda muito nessa questão. A maioria das pessoas, principalmente as acostumadas com chefes anteriores não conseguem se adaptar a uma nova rotina e um novo ritmo, fazer isso bem é essencial para sua relação com ele.

Não importa qual seja a situação, tente sempre dar o melhor de você na sua função. Se conseguir manter uma boa relação com seu chefe, é provável que a qualidade da sua vida profissional aumentará e, consequentemente, da sua vida pessoal também.

Por Tom Vitor de Freitas

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment