Indicação para entrar no mercado de trabalho



  

A indicação pode trazer algumas vantagens e desvantagens para o profissional e para a empresa.

No mundo competitivo no qual estamos todas as oportunidades de emprego devem ser aproveitadas e há uma situação muito recorrente que permite esta entrada no mercado de trabalho que é a indicação.

A indicação ainda é uma forma utilizada em várias empresas, pois muitos empregadores preferem esta prática para minimizar processos no ato da contratação. Este processo também é usado em caso de ocupação de cargos de confiança. Contudo, a indicação tem alguns fatores que dividem opiniões e podemos destacar aqui algumas de suas vantagens e desvantagens.

O processo de indicação pode trazer algumas vantagens como:

  •  O  fato do candidato não ter que passar por processo seletivo;
  •  Já ter uma referência prévia de suas capacidades e habilidades;
  • Simplifica o processo de avaliação de currículo;
  • Ser encaixado na vaga pretendida;
  • Diminui o tempo que levaria para ter que concorrer há uma vaga;
  • Ter a chance de mostrar o seu trabalho. 



Porém, em alguns momentos ou locais esta situação também pode trazer algumas complicações. Veremos aqui algumas desvantagens:

  • Muitas vezes este profissional é mais cobrado, em algumas situações entendem indicação como falta de competência;
  • A indicação facilita a porta de entrada, mais não garante a permanência, para isso será necessário provar realmente ser capaz,
  • Muitos responsabilizam a pessoa que indicou por problemas posteriores.

Ao obter esta oportunidade ocasionada pela indicação o candidato deve aproveitar ao máximo procurando se inteirar de todo o processo da empresa, especializar-se e capacitar-se para as funções que irá realizar. Pois, o que faz a diferença não é a forma pela qual conseguiu a vaga, mas sim o que irá fazer para permanecer. A permanência do candidato irá depender da competência com a qual irá realizar todas as atividades que lhe forem determinadas. Dependerá do esforço que este candidato fará para provar se a indicação foi realmente acertada para aquele cargo, pois muitos podem também ser contratados pela forma convencional através de seleção e não alcançar os resultados almejados pela empresa.

Por Regiane Daniele de Jesus

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment