Importância do controle emocional para superar a crise



  

Ter controle emocional é essencial para superar a crise pela qual o País está passando.

Quando a crise chega é difícil controlar o emocional e só quem está envolvido diretamente no problema sabe o quanto é difícil não entrar em desespero, mas é preciso se controlar e se você não consegue, é bom aprender, porque é o controle emocional que poderá te salvar nesta hora.

Sempre que a crise chega em nossa vida, principalmente quando se trata do lado profissional, mas é válido para todos os âmbitos, nós sentimos que perdemos o controle da situação e o desespero toma conta e uma vez assim, vai ser difícil pensarmos em uma saída, planejarmos uma estratégia, encontrar uma forma de deixar esta crise para traz, revertendo a situação.

Quando se trata de uma crise generalizada, que atinge o país ou a empresa onde você trabalha, a preocupação começa antes mesmo do problema lhe atingir e é aí que está o erro. As pessoas esperam o problema acontecer para só então, tentarem tomar providências.

O profissional precisa ser demitido para se dar conta que ele ficou "parado no tempo", não se aperfeiçoou, não fez cursos profissionalizantes atuais, não investiu em um curso de inglês, enfim, está totalmente despreparado para o mercado de trabalho.




O que deixa um profissional desesperado, quando a crise chega, é justamente isso, a insegurança!
O bom profissional está sempre se mantendo atualizado em sua área de atuação, está sempre fazendo novos contatos, se informando sobre novas oportunidades, seja em sua área de trabalho ou não e diariamente está fortalecendo os lanços em sua rede de contatos. Quando a crise chega, fica muito mais fácil para este profissional ter um controle emocional.

Mas se você tiver controle emocional na hora da crise, estando ou não preparado, você poderá conseguir se sair muito melhor, do que se entrar em desespero ou ficar inerte diante da situação.

Mantendo o controle emocional você poderá planejar qual será o seu primeiro passo, elaborar uma planilha financeira para ver onde cortar gastos, fazer contatos com sua networking, ou quem sabe, conseguir um trabalho ainda que com uma remuneração menor, pelo menos para ganhar tempo de se preparar melhor e poder voltar ao status de antes.

E não espere a crise chegar para aprender a lidar com a situação, comece a se preparar desde agora, até porque, a crise está aí para todos e quem não foi atingido diretamente por ela, ainda será.

Por Russel

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment