Como pedir feedback corretamente

No trabalho ou após uma entrevista de emprego, é comum sentir a necessidade de ter um feedback, mas é preciso saber o momento certo e como pedir.

O feedback é muito importante, pois é esta a melhor forma de saber como está seu desempenho no emprego ou como se saiu em uma entrevista de emprego. Acontece que nem sempre a empresa dá esse feedback e o empregado ou candidato à vaga de emprego fica em dúvida sobre se deve cobrar este feedback e, principalmente, como fazer a cobrança corretamente.

Para quem já está empregado, o ideal é saber aguardar o momento exato para procurar seu superior e ter uma conversa rápida, objetiva, dizendo que você gostaria de ter um retorno, para saber onde ainda precisa melhorar. Evite estas conversas quando perceber que seu superior ou patrão, estiver mais irritado ou atendendo algum cliente ou fazendo algum serviço mais importante. Se for o caso, peça para agendar um horário com você, assim poderão tratar do assunto com mais tempo.

Quando for marcar um horário, já adiante do que se trata o assunto, para não haver nenhum mal entendido, pois vai que o patrão comece a imaginar que você está querendo pedir um aumento. Diga que deseja ter uma conversa com ele e que se trata do seu trabalho e gostaria de saber a opinião dele. Desta forma você estará sendo o mais objetivo possível e já começando a abordar o tema.

Quando procuramos nosso superior ou patrão para pedir um feedback do nosso trabalho, não estamos dizendo a ele que queremos elogios, pois isso é importante que você esteja preparado tanto para receber elogios como também para receber críticas, aliás, o feedback neste caso serve mais para receber críticas, então seja mais compreensivo, se for preciso anote todos os itens que foram apontados, os quais você precisa melhorar e no final da conversa formalize a sua intenção de melhorar e que irá trabalhar os pontos mencionados para que seu trabalho vá se aprimorando.

O que você deve evitar neste momento é discordar, afinal, você procurou a pessoa e marcou um horário para ouvi-la, então ouça tudo atentamente, anote para ela perceber que você está tendo interesse e posteriormente, analise o que deve ou não ser mudado. Se preciso, marque uma segunda conversa depois para expor suas ideias.

E para aqueles que ainda estão em busca de emprego, que já fizeram sua entrevista mas ainda não receberam um feedback do recrutador, basta agir naturalmente, entrando em contato com a empresa e solicitando falar com a pessoa com a qual fez a entrevista. Se ela não puder lhe atender, procure saber qual o melhor horário para você ligar.

Basta ser gentil, pois é normal que você queira o feedback, afinal, está precisando do emprego e isso também demonstra interesse de sua parte em trabalhar na empresa.

Por Russel

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado Campos obrigatórios estão marcados*

The field is required.

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.

Política de Cookies