Saiba como falar de seus pontos fortes em uma entrevista



  

O primeiro passo é identificar seus pontos fortes e listá-los. Após feito isso, treine como falar sobre eles. Isso lhe dará maior confiança e vai lhe ajudar a se conhecer melhor.

O candidato a vagas de emprego sempre quer que as empresas o considerem o candidato ideal para a vaga, mas na hora da entrevista, quando são questionados sobre seus pontos fortes, a grande maioria fica sem saber o que responder e não podia ser diferente, pois as pessoas têm uma grande tendência a apontar seus defeitos, dando pouca importância aos pontos mais fortes.

Para crescer profissionalmente, é indispensável que você saiba quais são os seus pontos fortes, porque se nem você sabe, como as empresas poderão saber para contratá-lo ou promovê-lo?

O primeiro passo para desenvolver seus pontos fortes é identificá-los e fazer uma lista com todos eles, para não correr o risco de esquecer algum. Você deverá começar, listando as suas habilidades, tudo aquilo que você aprendeu profissionalmente, principalmente o que já foi colocado em prática, pois assim você terá certeza que é realmente um ponto que você domina. Mas você pode listar pontos fortes que já possui há muitos anos atrás, por exemplo, ser uma pessoa determinada, esforçada, atenciosa, bem humorada, entre outros.

Outra dica é perguntar aos colegas e amigos, para que eles lhe ajudem a listar seus próprios pontos fortes, pois é muito comum que outras pessoas notem em nós, pontos que nós mesmos ainda não observamos e você vai se surpreender ao ouvir o que as pessoas mais próximas vão falar sobre seus pontos fortes. Isso é bom, pois vai lhe ajudar a se conhecer melhor, o que é indispensável para que você possa conhecer seus próprios pontos fortes.



Você pode fazer uma experiência já bastante conhecida, que o ajudará bastante, que é a "autocontratação" e funciona assim: faz de conta que você está precisando contratar um funcionário e você mesmo será o candidato, então pergunte a você mesmo, por que deveria ser contratado, o que você tem a oferecer para a empresa e se possível, faça isso diante de um espelho, ou melhor ainda será se você puder gravar sua resposta.

Ouça depois e preste atenção se você está realmente enumerando todos os seus pontos fortes, que já foram listados, ou se esqueceu de algum.

Treine várias vezes, com a lista de pontos fortes à sua frente, isso vai lhe ajudar a se conhecer melhor e a ter mais segurança nas respostas em uma próxima entrevista de emprego.

Por Russel



Post Comment