Momento ideal de procurar um novo emprego



  

Alguns motivos contam muito no momento de deixar o emprego e procurar um novo.

O ser humano é naturalmente resistente a mudanças e quando se trata de mudar de emprego, aí é que a resistência aumenta ainda mais e são vários os motivos, sendo o principal deles a instabilidade do mercado de trabalho. Por mais que um profissional esteja infeliz na empresa onde trabalha, mesmo que o salário lhe agrade, quando ele pensa em mudar de emprego acaba desistindo sem sequer tentar.
É que além do motivo já citado, tem ainda o lado emocional, o profissional já se habituou com aquele ambiente de trabalho, fez novas amizades, domina bem o seu cargo e já se acostumou até com o trajeto de ida e volta para o trabalho.

Mas tudo isso é muito prejudicial ao profissional que tem razões de sobra para procurar um novo emprego, por exemplo, aprender coisas novas e isso é muito motivador. Quanto mais tempo permanecemos em um emprego melhor dominamos o serviço, mas chega um momento que já não há mais nada a aprender e acabamos caindo no comodismo.

A felicidade do ser humano está na descoberta, no aprender diário, nos desafios, isso motiva e faz com que a pessoa renove seu ânimo diariamente. Deixar a mesmice tomar conta de seu trabalho é algo terrível.
Ao procurar um novo emprego você estará encontrando uma série de novos desafios e isso vai lhe renovar profissionalmente.



Outra razão para procurar um novo emprego é que acabamos perdendo rendimento quando ficamos em um emprego por um tempo prolongado, é como que se funcionássemos no "piloto automático", muitas tarefas vão sendo feitas quase que inconscientemente e com isso não nos esforçamos mais para melhorar nossa produtividade no emprego. Depois de algum tempo a empresa vai perceber que você já não é mais aquele funcionário entusiasmado, então, antes que isso aconteça, comece a procurar uma nova oportunidade onde você irá voltar a ser aquela pessoa dedicada, esforçada, que vai querer mostrar sua capacidade.

A falta de reconhecimento no emprego é uma outra razão que nos leva a procurar por uma nova oportunidade. Se você se dedicou pela empresa, se esforçou, contribuiu para o crescimento do seu setor ou até mesmo da empresa como um todo, se levou novas ideias e garantiu bons resultados, é natural que espere um reconhecimento, seja com uma gratificação, uma promoção, uma homenagem ou um elogio que seja. Mas não são todas as empresas que possuem esta política, aliás, muitas fazem justamente o contrário e não elogiam seus funcionários com medo deles acharem que merecem um aumento salarial ou uma promoção de cargo.

E claro, há a questão do relacionamento. Se o funcionário não consegue ter uma boa convivência com seu superior, seu patrão ou algum colega de trabalho, esta é uma boa razão para procurar um novo emprego, pois este desgaste diário vai trazer consequências terríveis para todos, então, antes que algo pior aconteça, faça o que é melhor para todos e principalmente para você e procure um novo emprego.

Por Russel



Post Comment