Como falar sobre os pontos fracos em uma entrevista



  

Para falar sobre seus pontos fracos em uma entrevista, é preciso se conhecer e ser sincero com o recrutador. É preciso dizer também o que está fazendo ou o que pretende fazer para melhorar os pontos fracos que foram citados.

É na entrevista de emprego que o candidato tem a oportunidade de mostrar para a empresa que ele é o candidato certo para a vaga, porém o recrutador pede para que ele fale sobre seus pontos fracos e isso, para a grande maioria dos candidatos, é um duro golpe porque ele está ali para mostrar as suas qualidades e convencer a empresa que é o melhor candidato, porém, ao enumerar seus pontos fracos poderá estar colocando tudo a perder.

Mas é melhor estar preparado para este momento porque as empresas vão te pedir para falar sobre seus pontos fracos durante a entrevista de emprego e é melhor que você esteja muito bem preparado nesta hora.

Não há uma fórmula a ser seguida para se dar bem nesta hora, o que acontece é que a empresa quer saber se você tem um bom autoconhecimento, então para não fraquejar, o indicado é que você faça uma autoanálise e veja com sinceridade quais são os seus pontos fracos.

Responder com sinceridade e enumerar com tranquilidade os seus pontos fracos, mostrará ao recrutador que você se conhece muito bem e não tem problema em falar dos pontos fracos e isso é tudo que o recrutador quer de você!



Mas fique atento a este momento, porque citar seus pontos fracos e baixar a cabeça se sentindo um inútil é o caminho certo para você ser reprovado e não conseguir a tão sonhada vaga. Porque o recrutador perguntou pelos seus pontos fracos, mas tem algo que ele quer saber, só que não vai lhe dizer, que é o que você pretende fazer ou já está fazendo a respeito dos pontos fracos citados.

Se você disser, por exemplo, que não domina um segundo idioma, estará enumerando um ponto fraco, mas o que você pretende fazer a respeito? Por isso é tão importante a autoanálise, porque se você detecta com antecedência que um dos seus pontos fracos é a falta de um segundo idioma, poderá tomar uma providência, por exemplo, iniciar um curso de inglês ou espanhol. Assim, neste momento da entrevista de emprego, quando você enumerar seus pontos fracos, irá dizer também o que está fazendo a respeito. Com isso, você vai mostrar ser uma pessoa sensata, que está atenta ao seu crescimento profissional, que tem consciência de seus defeitos, seus pontos fracos, mas que está trabalhando para melhorá-los.
Agora você entendeu porque dissemos que não há respostas prontas para este momento, cabe a cada candidato, fazer sua autoanálise com antecedência, verificar seus pontos fracos e tomar providências para melhorar como pessoa e como profissional.

Se você agir desta forma, no momento da entrevista de emprego, irá agir naturalmente e com certeza, vai conquistar o recrutador com sua sinceridade e também com a sua postura.

Por Russel



Post Comment