Como Voltar ao Mercado de Trabalho – Dicas



  

Retornar ao mercado de trabalho depois de um tempo parado é bastante complicado. Por isso, confira aqui algumas dicas que podem ajuda-lo neste retorno.

Voltar ao mercado de trabalho nunca é fácil e o que pode facilitar ou dificultar esta volta não é o tempo que a pessoa ficou ausente, mas sim o fato de que ela tenha se mantida atualizada durante esta ausência ou não, pois o grande problema para os profissionais voltarem ao mercado de trabalho é que quando eles se ausentam, seja por qual for o motivo, deixam de lado completamente os assuntos referentes ao trabalho, não acompanham as novidades e quando querem voltar encontram um mercado bem diferente do que quando saíram.

Então, a primeira dica para quem quer voltar ao mercado de trabalho é que quando sair, encontre uma forma de se manter atualizado. Isso pode ser feito de várias formas, principalmente através da internet, onde a pessoa pode acompanhar as notícias a respeito de sua área de atuação e até mesmo realizar cursos online, que vão lhe manter sempre muito bem informado sobre as últimas novidades.

Outra dica é que mesmo afastando-se do mercado de trabalho, mantenha contato com os colegas profissionais, de forma que possam se encontrar com certa frequência, seja pessoalmente ou pelas redes sociais, pois isso manterá você a par de tudo que vai acontecendo no mercado, facilitando um pouco mais a sua volta.

E tem a vantagem de que quando você for voltar ao mercado de trabalho, estará mais próximo destes colegas, facilitando sua indicação. O problema é  quando a pessoa sai do emprego, se afasta de tudo e de todos, procurando depois de certo tempo os colegas para pedir que eles lhe indiquem um emprego na empresa. Dificilmente você conseguirá uma indicação desta forma, então mantenha-se sempre "presente", mesmo estando ausente.



Como vemos, não há uma "fórmula mágica" que lhe ajude a voltar ao mercado de trabalho, tudo vai depender do seu esforço em continuar mantendo-se atualizado e dos contatos que manteve "vivo" durante sua ausência.

E já que o esforço vai lhe ajudar no mercado de trabalho, esforce-se ao máximo para garantir novas habilidades. Por exemplo, se você não sabe dirigir ainda, entre para um Centro de Formação de Condutores, se não domina um segundo idioma, aproveite para fazer um curso de inglês ou espanhol, procure na internet por cursos gratuitos online e busque investir em trabalhos voluntários, pois tudo isso vai enriquecer bastante o seu currículo e certamente facilitará seu retorno ao mercado de trabalho.

Por Russel



Post Comment