Brasil deverá perder 1 milhão de postos de emprego em 2015



  

No 1º semestre de 2015 foram extintos 345 mil postos de trabalho, e a expectativa é que 1 milhão de pessoas fiquem sem emprego até o final do ano.

Uma notícia preocupante para aqueles que estão trabalhando e também até para quem está desempregado é que em todo o território brasileiro vai sofrer neste ano de 2015 a perda de 1 milhão de postos de trabalho.

Isso mesmo que acabou de ler, e esses dados foram levantados pelo Cofecon (Conselho Federal de Economia) com base inicialmente nas informações do primeiro semestre deste ano, onde tivemos a extinção de 345 mil postos formais de trabalho e a expectativa é que 1 milhão de brasileiros fiquem sem emprego com carteira assinada até o final do ano.

O problema não vem diretamente ligado ao ano de 2015, pelo contrário, isso já começou no ano de 2013, pois durante o mês de abril desse ano foi iniciado um ciclo de elevação dos juros básicos e ao mesmo tempo ocorreu a redução dos empregos. Esses dados foram levantados diretamente pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado através do Ministério do Trabalho e com base direta na taxa Selic, ou seja, nessa época esse valor estava em 7,25% ao ano e agora essa taxa está constantemente sofrendo aumento.

Isso começou no segundo semestre de 2014 quando foram notados os maiores juros, pois nesse período o Comitê de Política Monetária do Banco Central, ou simplesmente conhecido como Copom, manteve a taxa em um valor básico e somente realizou o aumento da Selic quando terminaram as eleições para a escolha do presidente da república.



Depois das eleições foram realizados 7 aumentos, a taxa Selic já chegou no valor de 14,25%  e com isso sufocou a economia, mostrando que esses ajustes estão refletindo em um curto prazo diretamente na política econômica do país e fazendo com que a vida da população sofra um alto impacto.

Quais seriam as formas de combater esse problema?

Uma forma segundo a Cofecon para melhor a situação do país e não ocorrerem as extinções de outros postos de trabalho é justamente realizar os seguintes pontos:

  • Reduzir a taxa Selic;
  • Investir em infraestrutura, principalmente em Programas de Concessões;
  • Realizar a simplificação tributária;
  • Reduzir a burocracia;
  • Fornecer melhores condições para o crédito a setores que realizam uma maior geração de emprego;
  • Incentivar a ciência, a tecnologia e a inovação;
  • Aumentar a competição entre os bancos, ao mesmo tempo em que visa reduzir o spread bancário.

Por Fernanda de Godoi



One Comment - Escrever um Comentário

  1. Dilma enganou os eleitores, mas ainda tá em tempo de dar o troco nela, tirando ela do poder,colocar outro no lugar dela, e se por acaso, a pessoa que entrar fazer o mesmo que ela ou pior, nós botamos para fora de novo, e assim sucessivamente. No dia que eleitores abrir os olhos e descobrir que tem o maior poder nas mãos, o Brasil será outro.

Post Comment