Dicas para Entrevista de Emprego – O Que Fazer e Não Fazer



  

Confira aqui algumas dicas para utilizar na temida entrevista de emprego.

Muitas pessoas ficam tensas na hora de participarem de uma entrevista de emprego, principalmente se for a primeira entrevista. É normal ter um pouco de nervosismo nesse momento, mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Algumas coisas podem ser feitas para que você se sinta melhor no momento da da seleção, aumentando as chances de se sair bem e conseguir a vaga almejada. Confira abaixo algumas dicas:

Se atente ao horário: Não há nada mais deselegante do que chegar a uma entrevista de emprego atrasado. Lembre-se que imprevistos podem acontecer, principalmente se você depende de transporte público, então é melhor sair de casa com antecedência, do que chegar atrasado e causar uma má impressão no entrevistador.

Perguntas também podem ser feitas: Tenha em mente que você não precisa apenas responder às perguntas do recrutador. Você também pode fazer perguntas e isso é até bom, pois demonstra que você tem realmente um interesse pela empresa e pela vaga em questão. Tome cuidado apenas para não levantar questões exageradamente ou perguntar coisas inúteis.

Tenha bom senso nas redes sociais: É claro que quem está exposto nas redes sociais não tem 100% de privacidade. Muitos recrutadores visitam os perfis dos candidatos no Facebook, por exemplo, para ver certos tipos de comportamento e opiniões. Portanto, muito cuidado com o que publica por lá e pense bem antes de postar qualquer coisa que te exponha negativamente, principalmente comportamentos que vão de encontro aos valores da empresa em que você deseja trabalhar.



Tenha coerência na hora de escolher as vestimentas: Na hora de ir para a entrevista, escolha uma roupa confortável, limpa, que não seja vulgar e que combine com o que você quer trabalhar. É lógico que se você quer trabalhar em um estúdio de tatuagem, por exemplo, você não vai chegar lá de terno e gravata, bem como não vai de bermuda para um escritório de advocacia. Tenha cuidado com a higiene pessoal, evite exagerar no perfume ou chegar na entrevista com cheiro de cigarro.

Pesquise sobre a empresa antes: Não vá para a entrevista sem saber nada sobre a empresa antes. Uma boa ideia é entrar no site da empresa, ler sobre a missão e os valores e conhecer um pouco sobre sua cultura organizacional.

Fique atento à postura e não fale gírias: Você sabia que a linguagem corporal das pessoas pode dizer muita coisa e principalmente expressar o que elas estão sentindo? Cumprimente o entrevistador, sorria, tenha uma boa postura, nada de ficar curvado ou sentar com as pernas abertas, dando uma impressão de cansaço ou preguiça. Também tome cuidado para não deixar escapar algumas gírias durante a entrevista, principalmente se você tem bastante costume em utilizá-las no seu cotidiano.

Seja você mesmo: Por fim, não finja ser uma pessoa que você não é só para agradar ao recrutador e conquistar a vaga, não invente mentiras absurdas, seja autêntico e sincero.

Por Nathalia Henderson



Post Comment