Trabalho Voluntário – Principais Benefícios Pessoais e Profissionais



  

Confira aqui os principais benefícios obtidos ao realizar trabalhos voluntários.

O voluntariado se define pelo conjunto de ações que são de interesse social e também comunitário, em que a função e atividades desempenhadas revertem a favor do serviço e de determinado interesse de cunho social e comunitário. Outra característica imprenscindível do trabalho voluntário é a ausência de qualquer remuneração ou lucro por parte de quem exerce as funções. É um ato de muito prestígio e dedicação, que ajuda a quem precisa!

Além disso, o trabalho voluntário é também um fator de crescimento dentro das próprias organizações não governamentais (ONGs), já que é graças ao voluntariado que muitas ações tem suprido o até então fraco investimento governamental em educação, saúde lazer e saneamento. O que reflete a má administração governamental atual de nosso país, mas também nos mostra boa vontade e iniciativa por parte de organizações sociais.

Atualmente o número de organizações que vem aderindo ao trabalho voluntário cresce não só no Brasil, mas em todo o mundo. Mas além dos benefícios coletivos do trabalho voluntário, também temos os benefícios individuais e pessoais, pois doar-se em prol de uma causa é não somente algo digno mas também uma ferramenta incrível para o crescimento espiritual, pessoal e também profissional.

No âmbito de crescimento pessoal podemos destacar que o trabalho voluntário estimula as relações interpessoais, ajuda no desenvolvimento de senso de disciplina, além de trabalhar valores como compaixão e solidariedade.



Já no âmbito profissional o voluntariado pode lhe proporcionar desenvolvimento em seu espírito de trabalho em equipe, estimula o desenvolvimento de habilidades profissionais tais como: organização de horários, planejamento, disciplina ou até mesmo oratória – dependendo das atividades que eram exercidas no trabalho voluntário, são muitas as possibilidades de crescimento pessoal e profissional!

Portanto, se está sobrando tempo livre em seus dias, que tal investir seu tempo para ajudar em prol de alguma causa? Além de se comprometer a tornar este mundo um lugar melhor, você ainda enriquece seu desenvolvimento pessoal e profissional com novas habilidades e competências!

Há diversos sites na web que recrutam pessoas interessadas em exercer trabalho voluntário, além disso, hospitais sempre possuem um órgão responsável por voluntariados ligados a saúde, como é o caso de qualquer Hospital especializado em Oncologia (Hospital do Câncer), também há opções de voluntariado em orfanatos, casas de reabilitação, abrigos para animais, dentre muitas outras opções.

Miriã Marconi



3 Comentários - Escrever um Comentário

Post Comment