Confira aqui os principais benefícios obtidos ao realizar trabalhos voluntários.

O voluntariado se define pelo conjunto de ações que são de interesse social e também comunitário, em que a função e atividades desempenhadas revertem a favor do serviço e de determinado interesse de cunho social e comunitário. Outra característica imprenscindível do trabalho voluntário é a ausência de qualquer remuneração ou lucro por parte de quem exerce as funções. É um ato de muito prestígio e dedicação, que ajuda a quem precisa!

Além disso, o trabalho voluntário é também um fator de crescimento dentro das próprias organizações não governamentais (ONGs), já que é graças ao voluntariado que muitas ações tem suprido o até então fraco investimento governamental em educação, saúde lazer e saneamento. O que reflete a má administração governamental atual de nosso país, mas também nos mostra boa vontade e iniciativa por parte de organizações sociais.

Atualmente o número de organizações que vem aderindo ao trabalho voluntário cresce não só no Brasil, mas em todo o mundo. Mas além dos benefícios coletivos do trabalho voluntário, também temos os benefícios individuais e pessoais, pois doar-se em prol de uma causa é não somente algo digno mas também uma ferramenta incrível para o crescimento espiritual, pessoal e também profissional.

No âmbito de crescimento pessoal podemos destacar que o trabalho voluntário estimula as relações interpessoais, ajuda no desenvolvimento de senso de disciplina, além de trabalhar valores como compaixão e solidariedade.

Já no âmbito profissional o voluntariado pode lhe proporcionar desenvolvimento em seu espírito de trabalho em equipe, estimula o desenvolvimento de habilidades profissionais tais como: organização de horários, planejamento, disciplina ou até mesmo oratória – dependendo das atividades que eram exercidas no trabalho voluntário, são muitas as possibilidades de crescimento pessoal e profissional!

Portanto, se está sobrando tempo livre em seus dias, que tal investir seu tempo para ajudar em prol de alguma causa? Além de se comprometer a tornar este mundo um lugar melhor, você ainda enriquece seu desenvolvimento pessoal e profissional com novas habilidades e competências!

Há diversos sites na web que recrutam pessoas interessadas em exercer trabalho voluntário, além disso, hospitais sempre possuem um órgão responsável por voluntariados ligados a saúde, como é o caso de qualquer Hospital especializado em Oncologia (Hospital do Câncer), também há opções de voluntariado em orfanatos, casas de reabilitação, abrigos para animais, dentre muitas outras opções.

Miriã Marconi


Assim que terminam o curso universitário, os recém formados não tem o que colocar em seu currículo como experiência profissional. Por isso o voluntariado pode ser uma grande chance de completar esse espaço em branco.

As atividades desenvolvidas no trabalho voluntário contribuem em muito no desempenho do estudante de graduação em estágios e programas de trainee. Além de contribuir também para o aperfeiçoamento profissional dele.

Em muitas cidades brasileiras há ONGs dos mais variados tipos ligadas a muitos setores sociais seja de educação, saúde, meio ambiente, etc.; são instituições que precisam e aceitam de bom grado os voluntários.

Ao terminar a faculdade o recém formado poderá então informar em seu currículo não apenas o estágio (que é obrigatório) como também o trabalho voluntário desenvolvido por ele que certamente contará muitos pontos a seu favor na procura do primeiro emprego.

Para encontrar uma lista de ONGs brasileiras basta acessar: goo.gl/Gxvpd.

Por Karin Földes


A ALLIS S.A., empresa de recrutamento e seleção anunciou que irá contratar mais de 20 mil pessoas em diversos estados brasileiros até o final do ano. As vagas são destinadas aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. As seleções feitas serão destinadas a preencher as vagas ainda abertas em diversas lojas em todo o Brasil.

Os cargos são variados, mas os candidatos poderão concorrer a vagas como vendedores, caixas, promotores de venda, estoquistas, demonstradores e degustadores. A seleção também já está sendo feita para atender o aumento da demanda de alguns setores no período de férias.  O salário médio das funções fica entre R$ 500 a R$ 1.300.

Para participar da seleção os interessados devem se cadastrar no site www.allis.com.br.

Por R.D.


Além de contribuir para o crescimento pessoal sendo uma experiência sem igual, o trabalho voluntário está sendo considerado um diferencial principalmente para quem está em inicio de carreira.

Freqüente nas entrevistas ou nos testes pré-entrevista as empresas querem saber se o candidato já teve ou tem experiências de atuação de trabalho voluntario, o fato é que, arranjar um tempinho a mais para trabalhar em Associações, Fundações e Organizações Não-Governamentais dá mais maturidade tanto como pessoa quanto como profissional.

No fim ajudar a quem precisa é mão dupla de lucro, ganha quem é ajudado e ganha quem ajuda, por isso, não custa nada dar uma mãozinha a quem necessita.





CONTINUE NAVEGANDO: