Calendário de Pagamento do PIS 2017



  

Valores serão pagos entre dezembro de 2016 e o primeiro trimestre de 2017.

Sobre o benefício do PIS/Pasep, ainda é possível sacar a importância. Mais de 1,2 milhão de colaboradores privados perderam o prazo para retirar o Abono Salarial. Esses trabalhadores têm uma nova oportunidade, do dia 28 de julho até dia 21 de agosto de 2016.

Após essa data, as quantias que não forem sacadas voltarão ao FAT e servirão para custear projetos de qualificação profissional, além de servir para pagamentos do benefício do próximo ano e programas de seguro-desemprego. Segundo o MTPS (Ministério do Trabalho e Previdência Social), o total do montante disponível está em torno de R$ 1,08 bilhão.

Rendimentos

O início do fundo do PIS/Pasep se deu em 1988. O trabalhador que, após essa data não sacou seu Abono Salarial, tem direito aos rendimentos. Esses rendimentos variam de acordo com a quantia existente na conta PIS do beneficiado e são adicionados ao Saldo de Quotas do PIS. O valor pode ser retirado conforme o calendário atual.

Mudanças



Até a edição passada, o valor do PIS era de um salário mínimo equivalente ao ano atual. Em 2016 aconteceram mudanças no valor do benefício, com base no número de meses que o trabalhador exerceu sua atividade durante o ano-base (2015).

Aquele que trabalhou um mês nesse período terá direito a 1/12 do valor do salário mínimo. Quem trabalhou três meses vai receber 3/12, seguindo esse padrão de acordo com os meses trabalhados. Somente quem esteve em atividade durante os 12 meses de 2015 terá direito a um salário mínimo completo. Além disso, apenas quem trabalhou durante a quantidade mínima de 30 dias com carteira assinada e recebeu até 2 salários mínimos poderá sacar a quantia estipulada.

O pagamento do PIS 2016/2017 será disponibilizado no dia 28 de julho. É estimado que mais de 22 milhões de trabalhadores sejam beneficiados esse ano.

Quem nasceu entre julho e dezembro recebe o valor ainda neste ano de 2016. Já os que nasceram entre janeiro e junho só poderão retirar seu Abono Salarial em 2017, no primeiro trimestre do ano. Em todos os casos, o auxílio ficará disponível até a data limite de 30 de junho de 2017.

Por Fábio Santos



3 Comentários - Escrever um Comentário

  1. Como fica o que ficou pra trás de quem não recebeu o prazo serto agora vai receber mais mereca por ter mudado o pis fico pra tras um ano

Post Comment