Programa Bolsa Família – Telefone e Como se Cadastrar




Aprenda aqui como se inscrever no Programa Bolsa Família.

Nesse artigo, vamos explicar Como se Inscrever no Programa do Bolsa Família. O Bolsa Família é uma iniciativa que atende milhões de brasileiros e está disponível para novos pedidos.

Para quem deseja ser recebedor do bolsa família, deve saber que o cadastro no programa é feito na prefeitura da cidade. Além disso, todas as informações importantes podem ser acessadas pelo telefone da Caixa Cidadão: 0800 726 02 07. É por meio dessa ligação gratuita que o beneficiado pode consultar todos os dados necessários: sua senha, a situação do benefício, fazer o recadastramento e informar problemas e dúvidas e também solicitar a segunda via do cartão, se preciso.


Por exemplo, para consultar se o dinheiro depositado já está disponível para saque, ligue para o número da Caixa Cidadão, digite 2 e novamente 2, em seguida o seu NIS.

O benefício do Bolsa Família é para aquelas famílias em situação de pobreza e com gestantes, mães que amamentam ou crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos. A situação de pobreza significa que, quando pegamos toda a renda de uma família e dividimos para todos os seus membros, há o resultado de até R$ 170,00 por cada pessoa. Após a inscrição na prefeitura, o candidato deve aguardar uma carta informando a seleção para o benefício. Para cadastrar a senha do cartão, também será necessário ligar para a Caixa Cidadão. O usuário precisará apenas informar seu NIS, RG e CPF e depois comparecer em uma agência Caixa ou Lotérica e definir sua senha.

Depois, chegará o cartão, usado para utilizar o dinheiro depois do saque em caixas eletrônicos da Caixa e Lotéricas, além do Caixa Aqui. Qualquer problema em uma dessas etapas deve ser resolvido pelo telefone da Caixa Cidadão, 0800 726 02 07. Caso o usuário esteja sem o cartão e precise fazer o saque, basta ir em uma agência Caixa com um documento de identificação.


Para se manter no programa, é importante cumprir com os compromissos em educação e saúde, como a frequência escolar. Mas os usuários também podem sair do Bolsa Família quando não atualizam as informações do cadastro ou então melhoram de renda. Para sair por conta própria, a família precisa ir no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e solicitar o Desligamento Voluntário. Se depois for necessário utilizar novamente o programa em um prazo de 36 meses após o desligamento, poderá receber sem passar mais uma vez pela seleção.

Jéssica Leticia Maria

Relacionados



15 comentários em “Programa Bolsa Família – Telefone e Como se Cadastrar

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *