Número do PIS – Como e onde encontrar



  

O número do PIS, que é individual e intransferível, é fundamental para todo trabalhador que tem interesse em recolher contribuições sociais.

O Brasil possui quase 100 milhões de trabalhadores com carteira assinada, mas muitos deles desconhecem benefícios e programas direcionados à classe trabalhadora. O Programa de Integração Social (PIS), por exemplo, foi criado em 1970 pelo Governo Federal e tinha como objetivo a promoção da integração do empregado do setor privada com as empresas nacionais. Hoje, o número do PIS, que é individual e intransferível, é fundamental para todo trabalhador que tem interesse em recolher contribuições sociais. Se você ainda não sabe qual é seu número PIS, descubra agora mais sobre o programa e como descobrir seu número pessoal.

O número do PIS-Pasep é criado no momento em que o trabalhador solicita sua Carteira de Trabalho e, consequentemente, se inscreve no programa social. Através do PIS, o empregado da iniciativa privada consegue ter acesso a diversos benefícios previstos em lei, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego e abono salarial, e recolher diversas contribuições sociais. Atualmente, o pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

Muitas pessoas, no entanto, não sabem seu número do PIS, e precisam identificá-lo em algum momento de suas vidas. Existem algumas opções disponíveis atualmente para descobrir o seu número pessoal:

– NIT: Identificar o Número de Identificação do Trabalhador (NIT) pessoal, que é o mesmo número do PIS;

– Carteira de Trabalho: Com sua carteira em mãos, é possível encontrar o número no campo PIS/PASEP. O número costuma ficar em negrito e possui de dez a onze dígitos.



– Internet: Você também pode descobrir seu número do PIS através da Internet, basta fazer uma consulta online no site do DATAPREV, que é responsável pela base de dados social do país. Você deve acessar o www.dataprev.gov.br e, munido de seus documentos pessoais, fazer a consulta.

– Agências da Caixa Econômica: É possível ter acesso ao seu número PIS nas agências da Caixa Econômica Federal. Basta ir a uma agência munido de documento de identidade e fazer a solicitação.

No site da Caixa Econômica o trabalhador, já portando seu número PIS, pode se cadastrar e ter acesso a todos os benefícios que estejam atrelados dos quais ele tem direito. Visite: www.caixa.gov.br e faça seu cadastro.

Por André Barbirato



4 Comentários - Escrever um Comentário

  1. Maria Antonia Nogueira · Editar

    Como eu saco o meu Pis nunca saquei meu Pis já trabalhei a muito tempo a trás mais tenho direitos ao Pis?

Post Comment