Saque do FGTS Inativo – Data de Início é Definida



Governo define data para início do saque do FGTS Inativo.

A Caixa Econômica Federal ainda não divulgou uma data oficial para saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) inativos, mas segundo o jornal "O Globo", seria no dia 10 de março, que vai cair numa sexta-feira.

Para evitar confusões, o banco determinou que o calendário de saque terá sempre como base o dia e o mês de nascimento do trabalhador que pode sacar o benefício inativo.

Ainda de acordo com o jornal, o calendário será divulgado na terça-feira próxima, dia 14, em uma cerimônia que será realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, em que na ocasião será informado sobre um site criado pelo governo federal, que terá todas as informações bem como os procedimentos de auxílio aos trabalhadores quanto ao saque.

Provavelmente a Caixa Econômica Federal deverá abrir suas agências no final de semana posterior ao dia 10, para que os trabalhadores consigam sacar o FGTS, ou seja, poderá haver expediente bancário normal nos dias 11 e 12 de março.



Vale lembrar que todas as pessoas que foram dispensadas do emprego com carteira assinada, sem justa causa ou que simplesmente pediram demissão até o dia 31 de dezembro de 2015, podem sacar o FGTS inativo de suas contas. A Caixa ainda reforça que o trabalhador deve ler com bastante calma e atenção, todas as regras sobre o saque para saber se realmente tem direito ou não ao FGTS inativo.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um benefício que toda pessoa que trabalha de carteira assinada tem direito, segundo a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). O cálculo é feito sobre o salário base do trabalhador, que é registrado na carteira de trabalho e previdência social (CTPS) e todo mês a empresa faz um depósito mensal de 8% sobre o valor do salário bruto do funcionário. Caso o mesmo for demitido sem justa causa, ele terá direito a sacar o FGTS retroativo desde o dia em que foi registrado. Em alguns casos, o FGTS pode ser usado para comprar imóveis ou adquirir alguns bens duráveis, mas é sempre aconselhável consultar qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Rodrigo Souza de Jesus


Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment