Imposto de Renda 2017 – Como Declarar morando no Exterior




Saiba aqui como declarar o Imposto de Renda 2017 morando no exterior.

Realizar a Declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal é uma obrigação fiscal para muitos brasileiros. Independente do local em que se esteja residindo, ela deve ser feita. Nesse sentido, quem está residindo fora do Brasil e possui seus ganhos vindos do Brasil, é necessário fazer a Declaração do Imposto de Renda.

A única diferença na realização da declaração está no fato de que quem vive fora do Brasil não têm a obrigação de fazer a Declaração de Ajuste Anual, contudo, deve ser realizada uma Declaração de Saída Definitiva do País.


Embora as declarações possuam nomes diferentes, elas são bem parecidas e possuem o mesmo prazo para entrega, que é no dia 28 do mês de abril. O que diferencia a Declaração de Ajuste Anual é que devem ser declarados os rendimentos contados a partir do 1º dia do mês de janeiro até a data de saída do Brasil.

Outra informação importante que deve constar na Declaração de Saída Definitiva do País é o nome de uma pessoa que será o procurador legal no Brasil que se responsabilizará pelo envio dos rendimentos do Brasil para o exterior.

A Receita Federal considera como “saída definitiva” o período igual ou maior de 12 meses, por isso para esses casos criou essa declaração de saída.


Para ter acesso a Declaração de Saída Definitiva do País é muito simples, o contribuinte precisa acessar o site da Receita Federal, onde deve baixar o programa da Declaração do Imposto de Renda. Em seguida é só clicar na guia “Criar Nova Declaração” e logo na opção “ Declaração de Saída Definitiva do País”.

Após o processo de declaração ser feito, o contribuinte também precisa preencher um documento chamado “Comunicação de Saída Definitiva do País”, que também se encontra disponível no mesmo site, onde é possível conferir a data para entrega. Além disso, quem está no exterior deve informar a todas as suas fontes pagadoras desse fato.

O fato de estar morando ou passando uma temporada no exterior não isenta ninguém da Declaração do Imposto de Renda e quando ela não for realizada, assim como os outros passos, o contribuinte será penalizado com impostos no Brasil e também no exterior.

Sirlene Montes

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *