Como descobrir o Número do PIS



  

Saiba aqui como descobrir o número do seu PIS.

O número do PIS é mais um de nossos documentos que são extremamente importantes para diversas atividades. Mas nem todos sabem ao certo como verificar qual é esse número. Aprenda aqui como descobrir seu número do PIS/Pasep.

– Carteira de trabalho

Talvez o meio mais conhecido de verificar o número. É importante saber que é comum que ele esteja na carteira de trabalho. Nas mais antigas, o número pode estar nas últimas páginas da carteira e escrito a mão. Do contrário, poderá ser encontrado na página que possui a foto, impressão digital e assinatura do trabalhador.

– Empresa

Caso a pessoa esteja empregada com carteira assinada, basta ligar no RH da empresa e perguntar o número do seu PIS.

– Cartão Cidadão

Se você possui o cartão Cidadão, utilizado para ter acesso a alguns benefícios sociais, é possível verificar o número na parte frontal do cartão.

– Previdência

Caso você possua um computador com acesso à internet, é possível acessar o site da previdência e conferir o seu número NIT, que equivale ao PIS/Pasep. É utilizado com maior frequência por contribuintes individuais ou trabalhadores domésticos.

– 135




Também é possível perguntar o número pelo telefone. Ligue no 135, que se trata da Central de Atendimento da Previdência Social, informe seus dados (data de nascimento, nome, CPF e nome da mãe) e descubra seu número. É importante ressaltar que a ligação é grátis quando feita para um telefone fixo ou público. A Central atende das 7h às 22h, de segunda a sábado.

O número do PIS é muito importante, não só para quem gostaria de verificar se possui saldo inativo do FGTS, mas pelo fato de que ele também identifica o funcionário dentro da empresa, podendo evitar confusões e prejuízos, tanto para o trabalhador quanto para o empregador.

Além disso, também tem grande importância para situações em que se necessita fazer o pedido de direitos trabalhistas, como seguro desemprego, abono, etc.

Não deixe de conferir seu número para que sempre tenha em mãos informações importantes para sua vida profissional e financeira. Caso não o tenha em sua carteira de trabalho ou no Cartão Cidadão e precise recorrer a outros métodos para obtê-lo, anote-o em um local seguro a fim de guardar esta informação de forma mais apropriada e prática.

Isabela Palazzo

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment