Abono Salarial 2018 – Quem tem Direito e Como Sacar





Saiba aqui quem tem direito e como sacar o dinheiro do Abono Salarial 2017.

O Abono Salarial é o pagamento anual referente ao um salário mínimo para trabalhadores de entidades privadas e de órgão públicos que contribuem com o Programa de Integração Social – PIS, também aqueles que contribuem com o PASEP (Programa do Servidor Público). Tem direito ao PIS, todo o trabalhador que estiver cadastrado no mínimo cinco anos no sistema e que tenha trabalhado com carteira assinada no último ano, sendo isso no período de 30 dias e que receberam o equivalente a dois salários mínimos por mês.

Se o trabalhador estiver de acordo com as normas estabelecidas para receber o benefício, receberá o direito em data determinada pela Caixa Econômica Federal. Para retirar o dinheiro, tem a opção de comparecer conforme data estabelecida em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Os documentos necessários são o número do PIS/PASEP e documentos de identificação (podendo ser carteira de trabalho, CNH ou a carteira de identidade). É importante que o trabalhador verifique se a empresa que trabalha ou trabalhou, possuem convênio com a Caixa Econômica Federal, se for positivo, o abono pode ser pago na folha de pagamento do empregado.


Os pagamentos do abono salarial acontecerão a partir de 22/07/2017 e se estenderá até Março de 2018. As datas são estabelecidas conforme as datas de nascimento do trabalhador, sendo assim, aqueles que fazem aniversário nos primeiros meses do ano, estarão aptos a receber no primeiro lote e assim sucessivamente.

Para realizar o saque é necessário ter o Cartão Cidadão, todo o cidadão tem direito ao cartão, basta estar cadastrado no PIS/PASEP ou possuir o Número de Inscrição Social – NIS ou Número de Inscrição do Trabalhador – NIT. Para ter acesso ao seu Cartão Cidadão o trabalhador deve comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal portando seus documentos pessoais como, carteira de identidade, Carteira de Habilitação ou Certidão Civil, Número do NIS, NIT ou PIS/PASEP e um comprovante de residência, caso a agência da Caixa Econômica Federal seja de difícil acesso poderá solicitar pelo número 0800-726-0207.

Assim que disponível, para consultar a data de pagamento do Abono Salarial 2018 é necessário cadastrar no Portal do Cidadão uma senha, sendo ela diferente da senha cadastrada no cartão usado na agência bancária.


Gisele Alves de Brito



12 comentários em “Abono Salarial 2018 – Quem tem Direito e Como Sacar

  • assinei minha carteira 21/02/2013, faço aniversario 18/02 tenho direito ao PIS 2018?, trabalho deste 2013 ate hoje de carteira assinada.

  • Assinei a carteira em 2012 ano passado fui tentar sacar o pis e la disseram q eu tinha q aguardar o proximo ano pois eu completava 5 anos de cadastro justamente ano passado, sera q eu recebo esse ano?
    Sou de 13/03

  • Tenho cadastro no PIS desde 2009, mas meu primeiro registro foi em 2012… Eu recebo este ano ? E em 2016 trabalhei 9 meses …

  • Oi tenho minha carteira assinada desde 7 novembro de 2012. Sera que esse ano de 2018 consigo pegar pois faço aniversário dia 18/01 e se for pra entrar vai ser dia 16/01 no caso amanhã. Se alguém puder me ajudar com essa dúvida. Ano passado 2017 não consegui mais eu meio que somei e Vi que fazia 5 anos dia 7 de novembro de 2017.

  • Voltei a trabalhar de carteira assinada no dia 19 de setembro de 2017, tenho direito a esse percentual esse ano ou só no próximo????

  • Trabalhei 5meses em 2017 e em dezembro consultei o PIS tinha 208$e era pra sacar dia 22de fevereiro agora apareceu q não tem nada pra receber?

  • · Editar

    Comecei a trabalhar em dezembro de 2016 sendo que já tenho 5 anos de PIS eu tenho direito ao PIS 2017?

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *