Consultar Saldo do PIS Pasep para Aposentados

  

Saiba aqui como consultar o seu saldo do PIS Pasep.

Foi liberado na última quinta-feira, dia 28 do mês de setembro, o calendário com os vencimentos do PIS/Pasep de idosos. Segundo o documento, os pagamentos se iniciam a partir do dia 19 do mês de outubro. Aproximadamente 7,8 milhões de pessoas terão direito ao benefício, que irão receber o total de R$ 15,9 bilhões.

O benefício será concedido por meio de uma Medida Provisória para mulheres com idade igual ou superior a 62 anos e homens com idade igual ou superior a 65 anos, que possuírem saldo relacionado ao programa de PIS/Pasep. Em casos em que o cotista já for falecido, seus herdeiros possuem o direito de realizar o saque do saldo pertencente.

De acordo com informações do governo federal, possuem o direito de sacar o benefício trabalhadores aposentados de organizações privadas e públicas que tenham contribuído para o programa PIS ou Pasep até o dia 04 do mês de outubro do ano de 1988 e que até o presente não tenham realizado o resgate do saldo. Trabalhadores que fizeram contribuições para o programa a partir desta data não possuem nenhum saldo para resgatar.

– Se você foi um trabalhador do setor privado ( PIS) e já sabe que possui o direito de resgatar seus recursos, veja como sacar o seu saldo:

A Caixa Econômica Federal é responsável pelas contas do PIS, ou seja, dos trabalhadores do setor privado. Assim, os cotistas podem procurar suas agências para tirar eventuais dúvidas e ainda realizar o saque, na data determinada no calendário.

Quem ainda possui dúvidas se possui ou não recursos a sacar, podem acessar o endereço www.caixa.gov.br/cotaspis e fazer a verificação.

Quem possui conta corrente na Caixa e possui o direito, terá o seu saldo depositado automaticamente em sua conta, com a antecedência de dois dias antes da data prevista pelo calendário.

Para consultar o seu saldo referente ao PIS, o aposentado precisa ter em mãos o número do NIS, que pode ser localizado em seu Cartão do Cidadão, no extrato do seu FGTS, em anotações da Carteira de Trabalho mais antiga ou na página de identificação da Carteira de Trabalho mais recente. Além disso, para a consulta será necessário a senha do Cartão do Cidadão. Com esses dados em mãos acesse https://servicossociais.caixa.gov.br.




Quem perdeu ou não se lembra da senha, deve clicar em “esqueci a senha”, preenchendo os dados solicitados. Já quem não possui o cartão cidadão para verificar seu saldo deve comparecer a uma agência Caixa.

– Se você foi um trabalhador do setor público (Pasep) e deseja saber se possui o direito de resgatar seus recursos, veja como pode realizar o saque do seu saldo.

Para trabalhadores do setor público, o responsável pelos recursos do Pasep é o Banco do Brasil, de modo que os cotistas devem procurar suas agências a fim de esclarecer eventuais dúvidas e também o saque dos recursos.

Para consultar o saldo do Pasep os cotistas devem acessar www.bb.com.br/pasep.

Assim como os correntistas da Caixa terão seus recursos depositados em suas contas, os correntistas do Banco do Brasil também o terão depositados com dois dias de antecedência da data prevista para os saques.

A Medida Provisória do benefício PIS/Pasep de idosos foi mais uma novidade anunciada pelo presidente da República Michel Temer, com o objetivo de auxiliar os trabalhadores brasileiros aposentados que possuem saldos para resgate, pois até então o saque desses recurso só podiam ser realizados em alguns casos como aposentaria, idade superior a 70 anos, doenças graves, câncer, morte, entre outras.

Segundo Michel Temer, o adiantamento desses recursos vai além de auxiliar a vida de milhões de brasileiros que enfrentam uma forte crise econômica, que deve aquecer a economia do país.

Sirlene Montes

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment