Profissões do Futuro – Melhores Áreas para Trabalhar


Confira aqui quais são as melhores áreas para se trabalhar no futuro.

Você sabe como se preparar profissionalmente para o futuro? Conheça as carreiras que farão a diferença no ciberespaço.


A interação imersiva com o ciberespaço que costumamos ver em filmes e séries futuristas já é realidade. Com a pandemia da COVID- 19, as pessoas se conectam de forma intensa ao ambiente virtual, o que fomentou ainda mais o desenvolvimento da tecnologia, seja para solucionar questões profissionais, ou pessoais.


Para acompanhar o cenário ligado a tecnologia, listamos algumas profissões que são essenciais para o mercado tecnológico, de acordo com essas três vertentes: Internet 5G, robótica e metaverso. Acompanhe.


Robótica – A era de humanóides e robôs

O uso de robôs já é uma realidade em diversos setores. Seja para ter precisão em uma cirurgia e torná-la menos invasiva, seja para acessar locais ou enfrentar situações perigosas, o desenvolvimento de robôs tem se tornado cada vez mais essencial. Um robô é um grupo de dispositivos que podem realizar tarefas de forma pré-programada ou autônoma.


Embora seja comum associar a palavra robótica apenas à criação de robôs, na verdade a robótica é uma ciência responsável por toda tecnologia aplicada a máquinas, sistemas, software, computadores com controle automático e mecânico.

Profissões dessa área:

Engenheiro de nanorrobôs médicos

É cada vez mais comum o uso da nanotecnologia no tratamento de diversas doenças. O mercado é amplo para pessoas que se dedicam ao estudo da robótica aplicada à medicina, que possam produzir nanorrobôs específicos para atender as demandas dos pacientes.

Engenheiro de produção

Área indicada para quem se interessa por gestão. O profissional precisa estar atento a todas as etapas do processo de produção, cuidando para que haja harmonia entre máquinas e pessoas no ambiente de trabalho.

Metaverso – universo paralelo

O metaverso é um termo usado para designar uma espécie de mundo virtual que tenta replicar ou ampliar a realidade através de dispositivos digitais. O interessante no metaverso é que esse é um ambiente coletivo e compartilhado que existe pela união na internet, com a realidade aumentada e realidade virtual. Ou seja, talvez o termo mundo paralelo não se encaixe nesse contexto, uma vez que se pode mesclar o que podemos ver e o que não podemos ver. Nesse caso, os óculos criados para ampliar as experiências virtuais serão importantes instrumentos de imersão.

E para criar um mundo virtual com tamanha experiência real, como se estivesse criando um universo do zero, é preciso construir de tudo: casas, prédios, cidades, estradas, publicidades, móveis, transportes. Por isso, o metaverso exige diferentes tipos de profissionais:

Desenvolvedor Web

Essa é uma profissão essencial para o setor de tecnologia. Afinal, nem um celular seria possível usar, atualmente, sem um programador. É ele quem executa, desenvolve projetos e sistemas, que torna a vida mais prática. E para criar um mundo gráfico com infinidade de detalhes no metaverso, será essencial desenvolvedores web.

Para se tornar um desenvolvedor Web/ programador, é preciso fazer o curso universitário de Ciências da Computação. No curso, o estudante aprende a trabalhar com inúmeras linguagens, e entender em qual pode se especializar.

Design Gráfico

A carreira do designer gráfico compreende conhecimentos e práticas referentes à organização estética de elementos não textuais e textuais para compor as peças gráficas, melhor dizendo, esse profissional é responsável por dar forma aos projetos virtuais.

Analista de sistemas

Área destinada para quem gosta de exatas, o analista de sistema é cada vez mais cobiçado, por apoiar os serviços que usam a tecnologia da informação.

5G – a internet das coisas

A tecnologia 5G possibilita a conexão para tudo que possa estar em movimento: jogos, carros, metaverso, operações financeiras. 5g é uma conexão móvel que pode ser ampliada até 100 vezes.

Veja quais são as profissões relacionadas

Cientista de Dados

O cientista de dados é o profissional que está por trás de praticamente tudo que acessamos na internet. É esse profissional que organiza a maneira como as coisas no ambiente virtual aparecem para quem acessa.

A graduação responsável por formar esses profissionais é a Ciência de Dados.

Engenharia de software

Área responsável pela automação dos processos. Esses profissionais trabalham com desenvolvimento de aplicativos, sistemas e programas, para que cumpra requisitos específicos e cumpra as tarefas determinadas.

Essas são apenas algumas profissões mais em alta para construção e manutenção de um mundo cada vez mais tecnológico.


FABÍOLA CUNHA S DE MORAES


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.