Profissões do Futuro – Melhores Áreas para Trabalhar

Confira aqui quais são as melhores áreas para se trabalhar no futuro.

Você sabe como se preparar profissionalmente para o futuro? Conheça as carreiras que farão a diferença no ciberespaço.

A interação imersiva com o ciberespaço que costumamos ver em filmes e séries futuristas já é realidade. Com a pandemia da COVID- 19, as pessoas se conectam de forma intensa ao ambiente virtual, o que fomentou ainda mais o desenvolvimento da tecnologia, seja para solucionar questões profissionais, ou pessoais.

Para acompanhar o cenário ligado a tecnologia, listamos algumas profissões que são essenciais para o mercado tecnológico, de acordo com essas três vertentes: Internet 5G, robótica e metaverso. Acompanhe.

Robótica – A era de humanóides e robôs

O uso de robôs já é uma realidade em diversos setores. Seja para ter precisão em uma cirurgia e torná-la menos invasiva, seja para acessar locais ou enfrentar situações perigosas, o desenvolvimento de robôs tem se tornado cada vez mais essencial. Um robô é um grupo de dispositivos que podem realizar tarefas de forma pré-programada ou autônoma.

Embora seja comum associar a palavra robótica apenas à criação de robôs, na verdade a robótica é uma ciência responsável por toda tecnologia aplicada a máquinas, sistemas, software, computadores com controle automático e mecânico.

Profissões dessa área:

Engenheiro de nanorrobôs médicos

É cada vez mais comum o uso da nanotecnologia no tratamento de diversas doenças. O mercado é amplo para pessoas que se dedicam ao estudo da robótica aplicada à medicina, que possam produzir nanorrobôs específicos para atender as demandas dos pacientes.

Engenheiro de produção

Área indicada para quem se interessa por gestão. O profissional precisa estar atento a todas as etapas do processo de produção, cuidando para que haja harmonia entre máquinas e pessoas no ambiente de trabalho.

Metaverso – universo paralelo

O metaverso é um termo usado para designar uma espécie de mundo virtual que tenta replicar ou ampliar a realidade através de dispositivos digitais. O interessante no metaverso é que esse é um ambiente coletivo e compartilhado que existe pela união na internet, com a realidade aumentada e realidade virtual. Ou seja, talvez o termo mundo paralelo não se encaixe nesse contexto, uma vez que se pode mesclar o que podemos ver e o que não podemos ver. Nesse caso, os óculos criados para ampliar as experiências virtuais serão importantes instrumentos de imersão.

E para criar um mundo virtual com tamanha experiência real, como se estivesse criando um universo do zero, é preciso construir de tudo: casas, prédios, cidades, estradas, publicidades, móveis, transportes. Por isso, o metaverso exige diferentes tipos de profissionais:

Desenvolvedor Web

Essa é uma profissão essencial para o setor de tecnologia. Afinal, nem um celular seria possível usar, atualmente, sem um programador. É ele quem executa, desenvolve projetos e sistemas, que torna a vida mais prática. E para criar um mundo gráfico com infinidade de detalhes no metaverso, será essencial desenvolvedores web.

Para se tornar um desenvolvedor Web/ programador, é preciso fazer o curso universitário de Ciências da Computação. No curso, o estudante aprende a trabalhar com inúmeras linguagens, e entender em qual pode se especializar.

Design Gráfico

A carreira do designer gráfico compreende conhecimentos e práticas referentes à organização estética de elementos não textuais e textuais para compor as peças gráficas, melhor dizendo, esse profissional é responsável por dar forma aos projetos virtuais.

Analista de sistemas

Área destinada para quem gosta de exatas, o analista de sistema é cada vez mais cobiçado, por apoiar os serviços que usam a tecnologia da informação.

5G – a internet das coisas

A tecnologia 5G possibilita a conexão para tudo que possa estar em movimento: jogos, carros, metaverso, operações financeiras. 5g é uma conexão móvel que pode ser ampliada até 100 vezes.

Veja quais são as profissões relacionadas

Cientista de Dados

O cientista de dados é o profissional que está por trás de praticamente tudo que acessamos na internet. É esse profissional que organiza a maneira como as coisas no ambiente virtual aparecem para quem acessa.

A graduação responsável por formar esses profissionais é a Ciência de Dados.

Engenharia de software

Área responsável pela automação dos processos. Esses profissionais trabalham com desenvolvimento de aplicativos, sistemas e programas, para que cumpra requisitos específicos e cumpra as tarefas determinadas.

Essas são apenas algumas profissões mais em alta para construção e manutenção de um mundo cada vez mais tecnológico.

FABÍOLA CUNHA S DE MORAES

Compartilhe

Posts Recentes

Ale Combustíveis abre Vagas de Estágio e Aprendiz 2024

A busca por oportunidades profissionais é uma jornada empolgante, e a ALE Combustíveis está oferecendo… Leia Mais

Bradesco anuncia 156 vagas e cursos gratuitos para vários Estados

O Bradesco, reconhecido como um dos principais grupos financeiros do Brasil, está oferecendo um leque… Leia Mais

Concurso INSS 2024 oferta vagas para Peritos Médicos

O anúncio recente de um novo concurso do INSS para 2024 marca um passo significativo… Leia Mais

Trabalho na Solar Coca-Cola – Vagas Abertas 2023

Solar Coca-Cola anuncia abertura de 240 vagas de emprego. Confira aqui mais detalhes sobre as… Leia Mais

Programa de Aprendiz Natura 2024 – Inscrições e Requisitos

Natura realiza Programa de Aprendiz para pessoas em situação de vulnerabilidade. Inscrições podem ser feitas… Leia Mais

Programa Talento Infinito 2024 da Hydro oferece estágios inovadores

Oportunidades de Estágio na Hydro: Um Caminho para o Desenvolvimento Profissional A Hydro, líder no… Leia Mais