Como causar uma boa impressão no primeiro dia de trabalho?

É o primeiro dia no novo emprego? Confira essas dicas e cause uma boa impressão

O primeiro dia em um novo emprego é importante e pode criar uma primeira impressão duradoura em colegas de trabalho e supervisores. Você pode tornar seu primeiro dia em um novo emprego mais fácil estando preparado, fazendo perguntas inteligentes e sendo amigável e adaptável.

Em alguns trabalhos, o primeiro dia é igual a muitos outros. Em outros, você pode passar a maior parte do seu primeiro dia em treinamento ou recebendo orientações virtual ou presencial. Aqui estão alguns detalhes adicionais sobre o primeiro dia em um novo emprego.

Preparando-se para o seu primeiro dia de trabalho

Aqui estão algumas maneiras de se preparar para o seu primeiro dia de trabalho.

Chegue cedo

No seu primeiro dia, certifique-se de chegar pelo menos alguns minutos mais cedo para evitar se atrasar e causar uma primeira impressão ruim. Certifique-se de dormir bem para estar descansado. Se você nunca fez o trajeto antes, visite antecipadamente o local próximo do horário em que normalmente irá começar a trabalhar, para ter uma noção de quanto tempo levará o trajeto até lá. Se você trabalha em casa, teste seus eletrônicos e sua conexão com a internet antes de começar a trabalhar.

Revise as informações com cuidado

Revise cuidadosamente todos os materiais de integração e orientações para garantir que você saiba exatamente para onde deve ir e o que precisa levar com você no primeiro dia. Essa papelada também pode informar sobre benefícios como assistência médica ou férias e regras e procedimentos da empresa. Muitos empregadores fornecem uma visão geral dos regulamentos e, em seguida, repassam o que as pessoas precisam saber em detalhes durante o treinamento.

Tome algumas notas

Para muitos trabalhos, trazer um bloco de notas ou um laptop para fazer anotações durante os primeiros dias pode ser uma boa ideia. No entanto, algumas organizações podem não permitir que as pessoas tragam seus próprios eletrônicos ou suprimentos para o trabalho.

Vista-se de forma conservadora

Até aprender mais sobre a cultura da empresa e o código de vestimenta, escolha roupas conservadoras. Em caso de dúvida, vista-se da mesma maneira que você faria em uma entrevista de emprego.

Prepare seu espaço de trabalho

Se você planeja passar parte ou todo o seu tempo trabalhando remotamente, certifique-se de ter um local tranquilo e confortável para trabalhar, onde possa participar de reuniões remotas, se necessário. Pode ser necessário adicionar um serviço de internet à sua casa ou atualizar seu computador. 

Faça perguntas inteligentes

Uma das melhores maneiras de se preparar para atender e superar as expectativas de um novo chefe é fazer perguntas inteligentes. Dessa forma, você pode aprender mais rapidamente, evitar erros e mostrar seu desejo de pegar o jeito de sua nova posição.

Aqui estão algumas boas perguntas para o primeiro dia em um novo emprego.

– No que devo focar hoje?

O primeiro dia de um novo trabalho geralmente é muito diferente dos dias seguintes. Você pode passar a maior parte do tempo treinando, montando seu novo escritório ou até mesmo participando de uma festa de aposentadoria para a pessoa que costumava ocupar seu cargo. Quando você chegar em seu primeiro dia, faça esta pergunta para mostrar que você é um jogador da equipe e está pronto para começar a correr.

– Quem devo tentar encontrar esta semana?

Perguntar ao seu supervisor e colegas de trabalho quem você deve conhecer pode ajudar sua carreira. Você pode interagir com outras pessoas e aprender mais com a experiência delas. Eles também podem ajudá-lo a se ajustar à sua nova posição.

– A quem me reporto quando meu gerente não está disponível?

Se seu gerente não estiver no trabalho, talvez você ainda precise fazer alguma pergunta ou obter permissão para um procedimento especial. Perguntar com quem você deve falar se não tiver acesso ao seu supervisor direto demonstra iniciativa e capacidade de planejar com antecedência.

– Como todos se comunicam?

Muitas empresas usam aplicativos específicos para reuniões virtuais. Os funcionários de algumas organizações se comunicam nas mídias sociais e talvez você precise começar a usar um endereço de e-mail corporativo. Também é uma boa ideia saber com quem você deve entrar em contato se precisar ligar para dizer que está doente no futuro.

– Como funcionam as avaliações de desempenho?

Conhecer os critérios que seu empregador usa para avaliá-lo permite obter uma melhor classificação de desempenho. Você pode trabalhar para melhorar as características e habilidades com as quais seu empregador mais se preocupa. Você também saberá quais comportamentos deve evitar.

Seja amigável

Aqui estão algumas maneiras de se apresentar e começar a formar relacionamentos com colegas de trabalho em seu primeiro dia.

Apresente-se

Prepare uma breve explicação de quem você é, por que escolheu o cargo e sua experiência anterior. Esteja pronto para explicar sua nova função para pessoas que podem não estar familiarizadas com ela. Você pode dar uma introdução mais detalhada fazendo o upload do seu currículo e tornando mais fácil para as pessoas procurarem por você.

Observe a paisagem social

Observe como as pessoas interagem umas com as outras para descobrir quem se dá melhor com quem. Você também pode observar seus colegas de trabalho para descobrir se as pessoas tendem a ser casuais, fazer piadas ou conversar sobre assuntos fora do trabalho. Algumas empresas incentivam esses comportamentos para aumentar o trabalho em equipe, e outras querem que as pessoas sejam mais sérias e focadas no trabalho.

Se despeça de seus colegas

Antes de sair para o dia, reserve alguns minutos para se despedir de cada um de seus colegas de trabalho e desejar-lhes uma boa noite. Se eles o ajudaram com treinamento ou orientação, agradeça. Isso ajuda você a causar uma boa impressão e manter uma relação amigável com todos.

Seu primeiro dia em um novo emprego pode ser o início de uma carreira de sucesso. Essas dicas podem ajudá-lo a se preparar para isso.

Posts Recentes

Serasa Experian oferece 80 vagas de estágio com bolsa de R$ 2.150

Estudantes de Administração, Matemática, Engenharias e outras áreas têm até setembro para se inscrever no programa de estágio da Serasa… Leia Mais

Inscrições abertas até junho para o trainee Kepler Weber 2024

A Kepler Weber, líder em soluções para armazenagem e processamento de grãos, está com inscrições abertas para seu programa trainee… Leia Mais

Arco Educação abre portas para futuros líderes em seu programa trainee

A Arco Educação, primeira startup brasileira de educação a abrir capital na Nasdaq, oferece um programa trainee focado em identificar… Leia Mais

Alavanque sua carreira com o programa trainee de finanças da Kenvue

Com um portfólio de marcas icônicas, a Kenvue oferece um programa de trainee de finanças que combina tradição, ciência e… Leia Mais

Como o Bolsa Trabalho Transforma Vidas no Estado de São Paulo

O Bolsa Trabalho SP oferece auxílio financeiro e capacitação para desempregados, promovendo inclusão e reintegração no mercado de trabalho. O… Leia Mais

Vagas de emprego para PCDs: descubra as melhores oportunidades em Jundiaí

Jundiaí oferece 150 vagas de emprego para pessoas com deficiência. Candidatos podem se inscrever pelo site da prefeitura. O mercado… Leia Mais