Aprender a trabalhar em equipe e ser proativo e dinâmico são algumas dicas

Os jovens que estão chegando agora ao mercado de trabalho, iniciando no primeiro emprego, viverão uma realidade bem diferente de tudo que já viveram na vida, uma vez que estavam acostumados com a faculdade. Por isso, a primeira dica para o jovem que está iniciando sua vida profissional agora é se adaptar rapidamente a esta nova rotina, pois a empresa não oferece um período de adaptação.

Logo no primeiro dia o jovem já receberá suas tarefas para serem executadas, vai ter que aprender muita coisa dentro da empresa, ter que trabalhar em equipe e ainda, aprender a lidar com a pressão do chefe.

Outra dica para os jovens que estão começando no primeiro emprego é serem mais autônomos, pois não dá mais para ficar o tempo todo perguntando o que fazer, ou como fazer. Claro que no caso de dúvidas, seu superior deve ser consultado, mas é preciso ser mais dinâmico, raciocinar rápido, tentar resolver seus próprios problemas dentro da empresa.

E quando precisar fazer alguma pergunta, faça! E se precisar fazer outras várias, faça-as também, para não correr o risco de fazer algo errado, mas sempre focado no trabalho, porque muita coisa você mesmo pode resolver, sem ter que ficar recorrendo aos seus superiores o tempo todo.

Valorize os novos integrantes de seu networking. Agora que você conseguiu o primeiro emprego, fará diversas novas amizades e é importante incluir estas pessoas em sua rede de contato, pois elas poderão ser grandes aliadas em sua vida profissional.

Outra dica importante é envolver-se ao máximo na vida da empresa, seja participando de cursos, palestras, festas, além, é claro, de investir em seu futuro, buscando cursos extras dentro de sua área profissional, isto vai te valorizar cada vez mais e a empresa perceberá que você é um funcionário que está sempre buscando o crescimento, o aprendizado, o aprimoramento profissional.

E independente de ser ou não o seu primeiro emprego, procure sempre ser o mais profissional possível, cumprindo rigorosamente os horários, evitando todo tipo de atraso, sendo atencioso com todos os colegas de trabalho, cumprindo com prazer suas funções, zelar por tudo que diz respeito à empresa e procurar sempre ser gentil com os colegas, ajudando-os no que estiver ao seu alcance.

Por Russel


Quem está procurando a primeira oportunidade no Mercado de Trabalho certamente tem muitas dúvidas com relação ao “o que” colocar no Currículo. Isso porque sem ter experiência, o candidato muitas vezes não sabe o que colocar no documento. Se você é uma destas pessoas, atente-se, pois iremos colocar aqui as principais informações que o seu currículo deve ter caso você não tenha experiência.

A primeira coisa que os candidatos devem se atentar é com relação aos dados pessoais. Estas informações devem ser colocadas de forma clara já no início do currículo. Entre os detalhes que devem estar presentes no currículo estão: Nome Completo, Idade, Estado Civil, Telefone, Endereço, Cidade, Bairro, E-mail e Telefone.

A segunda coisa a se mencionar é o Objetivo. Nesta parte o profissional deverá citar qual é o cargo de interesse. Caso você não tenha nenhum cargo específico em mente, não se preocupe, pois é possível colocar também a área de atuação desejada.

A Formação Acadêmica deve ser o terceiro item a se colocar no currículo. Nesta área deverá ser colocado o o último grau de escolaridade. Sendo assim, quem tiver nível superior deve coloca-lo, senão se coloca o nível médio e assim sucessivamente. Na descrição da escolaridade é preciso informar o nome da instituição, o curso feito e também o ano de conclusão.

Idiomas, Informática e Experiências devem ser colocadas logo depois. Nesta hora os candidatos que não possuem experiência profissional devem informar todas as habilidades que possuem e que poderão ser utilizadas no emprego.

Quem realizou trabalhos de voluntariado ou trabalhou informalmente também pode citar estas experiências. Vale lembrar que o voluntariado é bastante valorizado pelas empresas.

Por fim, os profissionais devem ficar atento a algumas coisas que devem ficar de fora do currículo. Por exemplo: Foto (quando não solicitado), Número dos Documentos Pessoais (RG, CPF, entre outros), Nome dos Familiares (Pai, Mãe, Filho, Esposa, entre outros), Pretensão Salarial (quando não solicitado), Carta de Referência (quando não solicitada), Certificado de Cursos Realizados, Data e Assinatura.

Currículo


Para uma oportunidade no mercado de trabalho as dicas parecem ser repetidas, mas há detalhes que podem fazer toda a diferença. Quando o candidato não tem nenhuma experiência, a valorização das notas do colégio e a participação no grêmio estudantil são alguns dos trunfos que os gestores irão classificar os candidatos que estão procurando a primeira oportunidade de trabalho.

Os entrevistadores irão reparar se os candidatos já fizeram algum intercâmbio ou até mesmo o comportamento desempenhado na escola. Além disso, os recrutadores também deverão analisar se nos trabalhos em grupo o candidato tinha uma inclinação para comandar equipes.

Aqui pincelamos dicas gerais para o iniciante de qualquer carreira. A primeira é: atenção sempre as primeiras escolhas da vida profissional, elas fazem toda a diferença. Ter foco é o principal caminho para iniciar bem uma carreira.

Além disso, organize na agenda o tempo de estudos e do trabalho. Não pense que estágio é uma experiência qualquer, invista nele como seu fosse um emprego. Procure sempre estar informado sobre a profissão escolhida e suas possibilidades. Nunca fique por fora da área, é essencial estar presente em seminários e cursos sempre que possível.

Quando estiver no estágio, não pense que fazer somente o seu trabalho já basta. Terminou a sua tarefa, logo se mobilize para buscar novas atividades dentro da empresa. Proatividade chamará muita a atenção do gestor.

Antes disso, claro, ainda tem algumas dicas para o currículo. Se ele não estiver organizado, dificilmente conseguirá uma vaga de emprego ou estágio. Seja sempre objetivo e sucinto. A atenção ao português é a principal chave do currículo, se tiver alguma palavra escrita de forma errada, a eliminação é certa. Inclua tudo que puder em relação a cursos, seminários e sua formação acadêmica completa. Caso já tenha feito alguma viagem ou intercâmbio, é importante mencioná-los.

Na hora da entrevista, todo cuidado também é pouco. Chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência do horário marcado. O vestuário tem que estar de acordo com a cultura organizacional da empresa, para isso pesquise antes tudo sobre a empresa. Manter uma postura profissional diante do entrevistador e evitar as gírias também será um bom começo para conseguir realizar uma nova etapa da vida, o primeiro emprego.

Por Carolina Miranda


No Rio de Janeiro a MegaMatte está oferecendo um total de 30 chances para os cargos de forneiros, operadores de caixa, balconistas e suqueiros. As vagas são para atuação nas unidades da rede situadas no centro da cidade, mais precisamente na Avenida Passos e Rua Uruguaiana.

A base salarial dos aprovados varia entre R$ 630 (para os balconistas e operadores de caixa) e R$ 680 (para forneiros e suqueiros).

A empresa não exige experiência anterior no ramo.

Para participar da seleção é necessário ter o nível médio completo (ou ainda em curso) e ter mais de 18 anos.

Caso tenha ficado interessado na oportunidade, compareça até à Avenida Rio Branco, n° 50, n° 7 andar, no centro do Rio de Janeiro, das 08 horas às 17 horas. Outra maneira de participar é efetuando a inscrição no site da MegaMatte.


Se você possui pouca ou nenhuma experiência e está em busca de uma oportunidade de trabalho, fique atento a algumas dicas a seguir. Os recrutadores sabem que você é recém-formado ou que ainda está cursando a graduação e não exigirão de você tantas experiências no mercado.

A busca pelo primeiro emprego é um desafio. Contudo, você deve lembrar que as vivências acadêmicas, atividades extracurriculares, trabalhos voluntários e qualificações técnicas são relevantes. Destaque os seus pontos fortes. Quando for preparar o seu currículo, cite seus conhecimentos em informática, cursos e palestras dos quais participou e possíveis viagens que já fez ao exterior.

Mas tenha cuidado! Não minta, pois os recrutadores checam as informações que você apresenta. Outra dica importante é sempre procurar se atualizar. Não fique parado. Procure realizar cursos gratuitos online que grandes instituições oferecem através da internet. Isso mostra que você tem interesse. Desse modo, você pode destacar o seu currículo dos demais concorrentes e alcançar a tão sonhada vaga.

Experiência não é tudo para tornar um currículo atraente. Boa Sorte!

Por Por Melisse V.


Pontos importantes para conseguir a vaga de emprego é destacar o que você já conhece, mesmo sem experiência profissional. Se você tem conhecimentos de programas, como excel, corel draw, photoshop, entre outros, destaque isso em seu currículo.

Atualizar sempre seu currículo durante a busca do primeiro emprego é uma questão primordial, baixe na internet modelo currículo e veja o que mais se adequa ao que você quer para sua carreira. Lembre-se um bom exemplo de currículo é aquele conciso que possui informações que facilitam a comunicação da empresa com você e também valorizam, sem inventar, suas qualidades.

Outra dica importante é que o currículo não deve ter aparência carnavalesca, ou seja, faça uma diagramação simples, lembre-se o que deve aparecer são suas qualidades e não uma diagramação colorida e despropositada. Menos é mais!

Por Adriana do Nascimento


Os jovens estão cada vez mais preocupados com seu futuro profissional. Existe a vontade de realizarem o sonho de um curso universitário, mas também a necessidade de entrar no mercado de trabalho.

O primeiro emprego lhes oferece não apenas a independência financeira, mas também, a possibilidade de amadurecer e desenvolver a autoconfiança necessária para lutar por um lugar ao sol, através de sua inclusão em uma ampla rede de relacionamentos e situações diferentes daquelas às quais estavam acostumados. É uma experiência enriquecedora e gratificante!

Existem algumas opções interessantes para ajudá-los nessa empreitada, como o curso Menor Aprendiz oferecido pelo SENAI, que seleciona e prepara os alunos através de cursos de qualificação profissional para ingressarem no mercado de trabalho.

Jovens entre 14 e 24 anos podem se inscrever nas unidades do SENAI em vários cursos diferentes, como por exemplo, o de Auxiliar Administrativo e de Produção Industrial. Posteriormente terão que participar de uma seleção, e se aprovados, receberão as aulas gratuitamente, ministradas nas próprias unidades de ensino do SENAI, ou em parceria com as prefeituras e a comunidade.  Essa iniciativa visa à formação e desenvolvimento de competências para atuar no mercado de trabalho com a facilidade de que o aluno acaba encaminhado pelo próprio SENAI para as empresas como menor aprendiz.

Segundo o SENAI “a aprendizagem industrial tem por objetivo qualificar ou habilitar os alunos e apresenta aos aprendizes a formação e o trabalho através da teoria e prática”.


A Votorantim Siderurgia, em parceria com o Senai-RJ, abrem 120 vagas para o programa “Futuro em Nossas Mãos”. As vagas são para candidatos de 19 a 29 anos, que estejam sem emprego ou procurando a 1° oportunidade no mercado de trabalho,  com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e que estejam cursando no mínimo a 9° série do ensino fundamental.

Os cursos abrangem a área de noções básicas de solda, práticas de gestão para o mercado e mecânica de manutenção industrial. As vagas serão divididas igualmente entre duas cidades, Barra Mansa e Resende, ambas no Rio de Janeiro.

Para se inscrever, os candidatos devem comparecer entre os dias 22 e 26 de março nos seguintes endereços: Secretaria do Senai – Ruas Sarkis José Sarkis, 156, Jardim Jalisco, Resende. Já em Barra Mansa os candidatos devem comparecer à Secretaria do Senai, Rua Senhor do Bonfim, 130, Saudade.

Por Camila Porto de Camargo


A Eletrobrás, Eletronuclear e Furnas Centrais Elétricas estão com as inscrições para contratação de menores aprendizes no Rio de Janeiro, a seleção será feita através do SENAI.

As oportunidades são para os cargos nas áreas administrativas, elétrica, logística, computação e design de web.

Os candidatos precisam residir na cidade do Rio de Janeiro e ter idade entre 14 e 18.

Além do salário, as empresas oferecem como benefícios auxílio transporte e alimentação.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 21 e 22 de dezembro no SENAI Laranjeiras. Localizado na R. Esteves Junior, número 47.

Por Levi Rocha


As vagas disponibilizadas pelo CST (Centro de Solidariedade ao Trabalhador) em São Paulo são direcionadas a quem está a procura do primeiro emprego e para quem já possui experiência. Os candidatos devem ter ensino médio completo.

As funções com destaque são operador de caixa, operador de telemarketing, fiscal de loja, operador de supermercado, atendente de lanchonete, balconista de loja, ajudante de carga e descarga, eletricista, auxiliar de administração, ajudante de farmácia, assistente de cobrança, auxiliar de linha de produção, mecânico de refrigeração, 15 para ajudante de limpeza entre outros.

A remuneração varia entre R$ 465 e R$ 2.500 dependendo da função.

Os interessados devem levar carteira profissional, RG, currículo e certificado de escolaridade a um dos endereços abaixo:

  • Santo Amaro (zona sul): rua Barão do Rio Branco, 864; e
  • Liberdade (zona central): rua Galvão Bueno, 782.

Por Levi Rocha


Para o primeiro emprego o candidato sempre está animado, empolgado e com muita energia. A ansiedade e a vontade de aprender e conhecer coisas novas está no sangue dos jovens.

Nem sempre o primeiro emprego oferece o melhor salário, nem os melhores horários, porém o que vale realmente é a experiência adquirida e o que você poderá fazer dentro da empresa.

Cada funcionário escolhe o histórico que vai deixar registrado no ambiente de trabalho.

Por isso se for o ramo desejado o colaborador poderá conseguir promoções, aumento salarial, melhores condições e até mesmo um cargo de chefia.

O que realmente está em “jogo” é o diferencial e a motivação apresentados por cada um.

Por José Alberi Fortes Junior.


Em Salvador, as oportunidades para quem procura o primeiro emprego estão abertas.

Três empresas parceiras do SineBahia vão selecionar 200 profissionais para atuar como operador de telemarketing. A novidade é que essas vagas são preferencialmente para jovens que procuram o 1° emprego. Para se candidatar basta ter o 2° grau completo, boa fluência verbal e conhecimento em informática.

Os interessados devem procurar a unidade central do Sine em Salvador, ou às unidades dos postos dos Serviços de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Para concorrer à vaga é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e carteira de trabalho. Se você mora em Salvador e ainda não tem experiência profissional, essa é a chance de conquistar a primeira colocação no mercado de trabalho.





CONTINUE NAVEGANDO: