Como combater a improdutividade no trabalho?

Dicas de como ser mais produtivo no trabalho

Primeiro, lembre-se de que não há nada de errado em ser improdutivo (quando você quer ser). É compreensível não ser 100% produtivo 100% do tempo.

Às vezes, durante um dia de trabalho, muitas pessoas sentem que não estão no seu melhor momento produtivo. Pode ser porque se sentem com pouca energia ou porque sentem uma sensação geral de tédio. Uma discussão com um colega, ou simplesmente muito estresse no trabalho, qualquer coisa pode baixar o ânimo.

Em qualquer caso, um dia de trabalho improdutivo é algo que acrescenta estresse e negatividade desnecessária na semana. Mas há algumas coisas que podem ser feitas para combater um dia ruim no trabalho.

Dê uma volta

Às vezes, o ar fresco ajuda muito – o oxigênio, o verde, e o exercício ajuda a ativar seus sentidos novamente.

Espaços de turnos

Às vezes, sentar-se no mesmo lugar, na mesma mesa de sempre, não ajuda na construção da criatividade. Pense em trabalhar junto a uma janela, ou em alguma outra mesa (talvez com uma vista). A ideia é mudar de ambiente para que você tenha uma nova mentalidade.

Ouça um pouco de música

Conecte seus fones de ouvido e ouça algumas músicas para elevar seu humor. Ou talvez se você quiser relaxar um pouco depois de uma reunião estressante, ouça algo reconfortante. Em qualquer caso, no momento em que você se sentir renovado, volte ao trabalho.

Fale com alguém

Passe algum tempo conversando com um colega ou um amigo sobre algo que não seja trabalho. Fale sobre o que você ou eles fizeram durante o fim de semana, ou sobre o que está acontecendo com eles, sobre os gostos.

Nossa sociedade está obcecada com a produtividade. E por causa disso, às vezes é difícil lembrar que nem tudo o que se faz tem que ser produtivo.

Por fim, você pode ter hobbies ou passar o tempo lendo ou assistindo TV, levar o seu cão para passear ou qualquer outra das centenas de atividades que lhe trazem alegria (mas não são consideradas 100% “produtivas”).

Como o silêncio pode lhe ajudar a ser mais produtivo?

Para aqueles que querem saber como podem construir o silêncio em seu dia-a-dia, e ainda manter o ritmo que lhes é exigido, aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

1. Bloqueiem o tempo em seu calendário para refletir.

Nossos calendários não existem apenas para reuniões com outras pessoas. Permita-se criar um bloco de 30 minutos, 1 hora, 2 horas “RESERVADO PARA MIM” em sua agenda semanal. Programe isto em seu calendário e não comprometa este tempo.

2. Aproveite uma conversa com você mesmo.

Durante esse bloco de tempo adorável que você não tem reuniões, sente-se com seus próprios pensamentos (e absolutamente sem agenda). Medite, faça uma longa caminhada, planeje um retiro pessoal. Faça um diário ou “enxugue seu pensamento”.

3. Que o silêncio faça o trabalho duro.

E se em suas reuniões ou conversas individuais você dissesse menos, escutasse mais e desse tempo para pensar sobre o que foi – e não foi – dito?

Conversas importantes exigem momentos de silêncio durante os quais podemos refletir sobre o que alguém disse, e considerar nossas respostas, antes de abrir a boca.

Isto não significa que adotamos o silêncio da não-participação, de evitar tópicos que são desconfortáveis. Isso significa que quando uma pergunta é feita, damos a nós mesmos e aos outros tempo para refletir e responder.

Como você faz isso? Pratique a regra dos 10 segundos – Quando você pede sugestões ou faz uma pergunta, conte até 10 (lentamente) antes de saltar com seus próprios pensamentos e ideias ou para responder sua própria pergunta, dando aos outros tempo para processar.

Compartilhe

Posts Recentes

Programa de Estágio Nestlè 2024 tem robusto pacote de benefícios

O Programa de Estágio Nestlé 2024 surge como uma oportunidade brilhante para estudantes que desejam… Leia Mais

Programa de Trainee GPA 2024 é relançado com várias oportunidades

O Grupo Pão de Açúcar reativa seu programa de trainee após uma década, promovendo a… Leia Mais

30 vagas de emprego em Fortaleza na Brisanet

A Brisanet anuncia 30 vagas de emprego em Fortaleza e Região Metropolitana, buscando talentos em… Leia Mais

Como não cair no Golpe do Falso Emprego

Em busca do trabalho dos sonhos ou de uma oportunidade para complementar a renda, milhares… Leia Mais

Vagas de Estágio no Ministério Público (MPES) têm Bolsas Atrativas

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) acaba de abrir as portas para uma oportunidade… Leia Mais

Bayer Lança Programa de Estágio 2024 com bolsa de até R$ 2.800

A Bayer, multinacional líder nos setores agrícola, farmacêutico e de bens de consumo, anuncia a… Leia Mais