Os benefícios da diversidade racial e étnica no trabalho

Confira os benefícios de ter uma força de trabalho racial e etnicamente diversificada

No ambiente de trabalho moderno, as empresas estão dando maior ênfase à diversidade e às iniciativas de inclusão para fortalecer a adaptabilidade organizacional, ganhar vantagem competitiva e reduzir os riscos legais. Apesar desta tendência, muitas empresas ainda lutam contra a discriminação racial e étnica e a elaboração de políticas.

As empresas compreendem cada vez mais o valor de recrutar e reter diversos funcionários, pois estes trabalhadores desempenham um papel fundamental na capacidade de uma empresa de se adaptar, crescer e sustentar uma vantagem competitiva no cenário empresarial atual.

Entretanto, algumas empresas não reconhecem os benefícios de ter uma força de trabalho racial e etnicamente diversificada. Fatores como preconceitos e estereótipos em relação a certos grupos raciais ou étnicos, conscientes ou inconscientes, podem levar a práticas discriminatórias nas contratações.

Além disso, para combater o preconceito e a resistência interna, as empresas precisam criar um argumento comercial para a diversidade, delineando os benefícios de um local de trabalho racial e etnicamente diversificado, como por exemplo:

– Ganhos em bem-estar e eficiência dos trabalhadores;
– Redução dos custos de rotatividade;
– Menos disputas e reclamações internas;
– Melhor acessibilidade a novos e diversos mercados de clientes;
– Maior produtividade e aumento da receita;
– Aumento da inovação;
– Desenvolvimento de novos produtos e serviços;
– Melhoria da gestão da reputação da empresa;
– Maior flexibilidade e adaptabilidade em um mundo globalizado;
– Gerenciamento de risco mais eficiente (por exemplo, riscos legais devidos à não conformidade);
– Prevenção da marginalização e exclusão de categorias de trabalhadores;
– Melhoria da coesão social.

As empresas estão mais propensas a colher esses benefícios quando vão além do cumprimento dos requisitos mínimos de conformidade legal. As empresas devem se esforçar para compreender as complexidades sociais e culturais inerentes ao abraçar a diversidade e se esforçar para ser líderes de diversidade em sua indústria.

A diversidade na Gestão de Pessoas

Embora seja claro que a diversidade pode ser muito benéfica para uma organização, é essencial que os gerentes, assim como os funcionários da organização, entendam como administrá-la tanto para seu próprio benefício quanto para o da organização.

Medidas e iniciativas conscientes precisam ser tomadas dentro da empresa para permitir a coexistência e o florescimento de grupos heterogêneos. Sem esses esforços, a diversidade poderia se transformar em uma responsabilidade e não em uma vantagem.

Veja algumas dicas para ajudá-lo a administrar uma força de trabalho diversificada para obter os melhores resultados:

1. Comece com a Contratação.

Você não pode ser avesso à diversidade na fase de contratação e depois esperar a mesma coisa que você evita de trabalhar para você mais tarde – isso seria absurdo. A entrada na organização para qualquer aspirante a funcionário deve refletir o que a organização está tentando alcançar em termos de diversidade.

2. Crie políticas e práticas inclusivas.

Você precisará assegurar que as práticas e políticas gerais de sua organização sejam inclusivas para todos e não favoreçam ou discriminem um determinado conjunto de funcionários.

3. Forneça treinamento sobre diversidade.

Às vezes os funcionários se comportam de forma insensível com seus colegas não porque querem ser mesquinhos ou discriminatórios, mas simplesmente porque não sabem o que é melhor. Proporcionar treinamento em diversidade a seus funcionários, especialmente aqueles em posições de liderança, ajuda as pessoas a compreender e respeitar as diferenças de religião, raça, etnia, valores culturais, gênero e estilos de pensamento.

4. Facilite uma comunicação eficaz.

Certifique-se de que todos os funcionários compreendam todos os procedimentos, políticas, regras de segurança e quaisquer outras informações importantes.

5. Supere barreiras culturais e linguísticas

Trabalhe para garantir que as barreiras culturais e linguísticas sejam superadas ao se comunicar com seus funcionários. Tenha materiais de trabalho importantes, tais como manuais de operação traduzidos, se possível. Fotos e símbolos que todos possam entender devem ser usados onde aplicável.

6. Incentive a interação.

Somente através de interações entre si é que grupos diversos de pessoas podem realmente entender, apreciar e respeitar as diferenças que existem entre elas. Incentive seus funcionários a colaborar com colegas que são “diferentes” deles.

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