Inclusive, estudos apontam que um recrutador demora, em média, sete segundo avaliando um currículo e vendo se este se enquadra na função.
Por isso, criar um currículo atrativo é o primeiro passo para ter mais chances de ser chamado para uma possível entrevista. Mas você sabe como torná-lo mais eficiente? Selecionamos cinco dicas infalíveis que vão te ajudar a conquistar a tão almejada vaga.
1. Foco no início
Muita gente costuma pular o famoso resumo no currículo, que deve ficar logo abaixo no nome e profissão. Ele é extremamente importante para apresentar suas habilidades e vivência. Portanto, neste espaço, você deverá resumir quem você é. A seguir, você irá conferir um exemplo:
“Sou uma pessoa trabalhadora, entusiasmada e comprometida, com experiência comprovada em administração de empresa e de estoque. Além disso, tenho habilidade técnica em programas utilizados para gestão empresarial e possui excelente relacionamento interpessoal. Gosto de ser desafiado com objetivo de crescer profissionalmente e expandir meus conhecimentos e habilidades que adquiri com o meu estudo em Técnico Administrativo”.
2. Personalize seu currículo para aquela vaga
Você não precisa, necessariamente, colocar todas as suas experiências ou estudos no seu currículo. Assim, uma ótima dica para se destacar para o cargo é colocar informações que o torna apto para o desempenho da função.
Por exemplo, se você está concorrendo a uma vaga que exige ensino superior completo, você não precisa colocar o ano e o lugar de conclusão do Ensino Médio. Ter essas informações facilitadas no currículo permite que o recrutador ache dentro dos sete segundos as informações que ele mais precisa.
Essa estratégia para que o currículo seja atrativo e eficiente não é muito simples. Afinal, pode ser que a cada empresa que você irá se candidatar, seja necessário fazer alguma mudança.
Fazer isso, permitirá que o recrutador veja que você sabe exatamente sobre o que a vaga precisa e apresentar que você é competente para desempenhar essa função.
3. Foco nas experiências
Ao acrescentar seus empregos anteriores no seu currículo, foque naqueles que você teve um melhor desempenho e que você tenha permanecido por mais tempo, essa dica é ainda mais importante para quem possui uma grande carga de experiência e não sabe muito bem onde colocá-las.
Saber que você subiu de cargo em uma mesma empresa é extremamente valioso para o recrutador. Afinal, demonstra que você teve interesse na função e apresentou um bom desempenho. Caso seja necessário, foque nas últimas cinco experiências mais importantes.
Desta forma, evite colocar empregos que não duraram muito ou freelances, ao menos que eles sejam requisitos para se enquadrar na vaga o qual você está se candidatando.
Além disso, os recrutadores poderão usar os contatos de seus antigos trabalhos para pedir referências.
4. Cuidado com a estética e número de páginas
Você acha que em sete segundos um recrutador chegará à terceira página de um currículo? Com certeza não. Por isso, é de grande valia que você reduza a maior parte das informações a fim de que ele fique o mais curto possível.
De acordo com pesquisadores, o ideal é que dê para reunir todas as informações em uma única página.
Pensando nisso, muitos encontram no tamanho da fonte uma ferramenta para acrescentar uma série de informações em um pequeno espaço, mas isso não é o ideal. É extremamente importante que o documento seja legível e que haja espaçamento entre as linhas de forma que dê para ler tranquilamente.
Ademais, caso você não esteja concorrendo a uma vaga que exija criatividade, como designer, publicitário, entre outros, evite fazer um currículo muito floreado e colorido, isso pode soar infantil e prejudicar sua seleção.
Por outro lado, é válido destacar que isso não quer dizer que você possa usar a criatividade no design no seu currículo. Afinal, criatividade é sempre um ponto positivo. Assim, basta ter cautela e saber usar a imaginação com moderação.
5. Cuidado com a foto
Grande parte das empresas veem a foto no currículo como um ponto positivo para a contratação. Embora haja estudos que apontam o quão prejudicial isso pode ser na formação de uma empresa e na seleção de pessoas baseado na estética, isso ainda é uma realidade no Brasil, especialmente quando a vaga exige contato direto com o cliente.
Porém, é necessário haver alguns cuidados na seleção de qual foto será colocada neste documento. Cuidado com a informalidade! Fotos com roupas de banho ou informais demais não são bem vestidas.
Como resultado, prefira uma foto com vestimentas que você usaria, de fato, durante o trabalho.
Além disso, o fundo da imagem também conta bastante. Cuidado com a bagunça, as pessoas atrás ou um local inapropriado. Por outro lado, aposte em um fundo com cor neutra, como uma parede, por exemplo.
Explore a iluminação natural para que a foto não fique escura demais. Uma boa alternativa é utilizar a famosa foto 3 x 4. Para isso, basta scannear e incluir a foto no documento usando sites ou aplicativos específicos para isso.
Americanas anuncia abertura de 300 novas vagas de emprego. Confira aqui mais detalhes sobre as… Leia Mais
Rodobens promove Novo Programa de Estágio 2024. Inscrições podem ser feitas até o dia 12… Leia Mais
A busca por oportunidades profissionais é uma jornada empolgante, e a ALE Combustíveis está oferecendo… Leia Mais
O Bradesco, reconhecido como um dos principais grupos financeiros do Brasil, está oferecendo um leque… Leia Mais
O anúncio recente de um novo concurso do INSS para 2024 marca um passo significativo… Leia Mais
Solar Coca-Cola anuncia abertura de 240 vagas de emprego. Confira aqui mais detalhes sobre as… Leia Mais