O que é Currículo Cronológico Inverso?

O histórico de trabalho pode listar os empregos anteriores do mais antigo para o mais novo, mas você também pode fazer o oposto. Aprenda quando usar um currículo cronológico inverso.

Seu currículo nada mais é do que o resumo histórico dos trabalhos realizados, além do histórico acadêmico. Ordem cronológica inversa significa listar as coisas do mais novo ao mais antigo. Salvo algumas exceções, listar seus cargos ou outros cargos relevantes em ordem cronológica inversa é mais conveniente para um gerente de contratação.

Suas áreas de trabalho mais recentes terão as referências mais atualizadas e são os exemplos mais próximos de seu conjunto de habilidades atuais. O mesmo se aplica ao histórico acadêmico do CV; passar do mais novo para o mais antigo geralmente ajuda a exibir suas melhores qualidades. Vamos abordar rapidamente os benefícios dos currículos cronológicos e como criar um histórico cronológico.

Por que utilizar o Currículo Cronológico inverso?

O histórico de trabalho recente é frequentemente considerado mais importante e indicativo de seu potencial para algum cargo em questão. Para histórias acadêmicas, a mesma lógica se aplica: seu cargo acadêmico ou profissional mais recente será o mais relevante.

Utilizando a ordem cronológica inversa em seu formato de currículo você aproveita ao máximo a sua visibilidade e os gestores poderão avaliar melhor suas competências atuais.

Geralmente este tipo de currículo é muito utilizado quando alguém pretende disputar alguma função semelhante a que atua ou atuou ou que deseja disputar vaga para um cargo mais elevado.

Quando não fazer um currículo cronológico inverso?

A menos que o destinatário solicite uma ordem diferente, o formato cronológico inverso é o formato mais esperado. Uma preocupação comum ao elaborar um currículo cronológico é ter lacunas em seu histórico de trabalho, especialmente uma lacuna recente. No entanto, ainda pode ser melhor colocar seu trabalho mais recente na frente e no centro. A pessoa que olha o seu currículo se preocupa com as funções que você pode desempenhar no presente e no futuro. Posições mais recentes são uma indicação mais próxima do que você pode fazer.

Tipos de Currículos que não usam ordem inversa:

Cronológico: Organizar seu trabalho ou cargos acadêmicos do mais antigo para o mais novo pode valer a pena se você tiver habilidades ou realizações muito relevantes em seu primeiro emprego.
Funcional: Esse tipo de currículo se concentra mais em habilidades e realizações do que no histórico de trabalho. Candidatos novos à procura de seu primeiro emprego às vezes usam o estilo funcional.
Combinação: Este currículo combina ordem cronológica funcional e normal ou inversa. Como eles são combinados depende de você.

Em caso de dúvida, você não pode errar com a ordem cronológica inversa. Dito isto, não existe um estilo de currículo de tamanho único.

Como elaborar um bom Currículo?

Um currículo deve ter cerca de uma ou duas páginas no total, e as partes de um currículo cronológico reverso são:

Cabeçalho: Contém seu nome e informações básicas de contato.
Resumo: Semelhante a um objetivo de currículo, o resumo é de uma a duas frases ou vários pontos curtos antes de informar a experiência de trabalho. O resumo apresenta você e suas habilidades mais relevantes. A maioria dos recrutadores hoje considera os resumos opcionais, mas é justificável para profissionais com muita experiência que desejam destacar determinados pontos.
Histórico de trabalho: Para tornar essa parte cronológica inversa, organize cada trabalho relevante do mais novo ao mais antigo.
Educação: Aqui você irá listar apenas os lugares que você estudou e o ano de conclusão de cada curso. As instituições geralmente também são listadas em ordem cronológica inversa.
Habilidades: Inclua uma lista de todas as suas soft skills relevantes. Elas podem ser organizadas em categorias ou simplesmente listadas.

Se o anúncio de emprego indicar outras seções ou alterações necessárias, você deverá adicioná-las também. Com esses pontos preenchidos corretamente, você está a caminho de um currículo cronológico reverso eficaz.

Como criar um bom histórico de trabalho no Currículo?

Quando você descreve cargos de trabalho em seu currículo, eles devem conter:

  • O título do seu trabalho
  • O empregador ou organização
  • Onde você trabalhou
  • A data inicial e final

Você pode economizar tempo criando um documento e copiando os pontos acima uma vez para cada trabalho realizado. Então, basta você preencher os dados conforme se lembra deles. Se  gastar seu tempo reunindo informações e criando cada entrada, terá tudo o que precisa. Em seguida, para torná-lo cronológico inverso, basta ordenar as posições da mais nova para a mais antiga.

Lembre-se sempre de manter as informações atualizadas em seu Currículo.

Posts Recentes

Serasa Experian oferece 80 vagas de estágio com bolsa de R$ 2.150

Estudantes de Administração, Matemática, Engenharias e outras áreas têm até setembro para se inscrever no programa de estágio da Serasa… Leia Mais

Inscrições abertas até junho para o trainee Kepler Weber 2024

A Kepler Weber, líder em soluções para armazenagem e processamento de grãos, está com inscrições abertas para seu programa trainee… Leia Mais

Arco Educação abre portas para futuros líderes em seu programa trainee

A Arco Educação, primeira startup brasileira de educação a abrir capital na Nasdaq, oferece um programa trainee focado em identificar… Leia Mais

Alavanque sua carreira com o programa trainee de finanças da Kenvue

Com um portfólio de marcas icônicas, a Kenvue oferece um programa de trainee de finanças que combina tradição, ciência e… Leia Mais

Como o Bolsa Trabalho Transforma Vidas no Estado de São Paulo

O Bolsa Trabalho SP oferece auxílio financeiro e capacitação para desempregados, promovendo inclusão e reintegração no mercado de trabalho. O… Leia Mais

Vagas de emprego para PCDs: descubra as melhores oportunidades em Jundiaí

Jundiaí oferece 150 vagas de emprego para pessoas com deficiência. Candidatos podem se inscrever pelo site da prefeitura. O mercado… Leia Mais