Guia de Profissões – Veterinário – Medicina Veterinária




O profissional veterinário é encarregado da saúde e bem estar animal, podendo ser também um zootécnico. Possuem um campo de atuação bastante diversificado para atuar como: saúde pública e defesa do consumidor, atividades de pesquisa, produções industrial e tecnológica e no controle de qualidade de produtos e defesa sanitária animal. Há ainda muitas outras atividades que esse profissional pode exercer na esfera comercial, ambiental e legal.

Para atuar na área é necessário ter formação superior em medicina veterinária ou curso tecnológico e passar por um período de adaptação para o exercício pleno da atividade, no mínimo de um ano. Podem trabalhar como funcionários do setor privado, no serviço público ou em consultórios particulares e ainda prestar serviços de supervisão periódica a rebanhos de criadores, por exemplo.


É uma profissão gratificante tanto financeira quanto no âmbito da realização pessoal para quem tem vocação a ela. Há situações de risco, de desconforto e forte pressão, mas que podem ser superadas com entusiasmo e apego ao trabalho.

Saiba mais sobre a profissão de veterinário e tenha informações atualizadas no site do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Por Lindomar Vieira


Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *