Abono Faltas Trabalho – Quando Pode e Não Pode Faltar

  

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) prevê alguns casos para que as faltas sejam abonadas, sem problemas para o funcionário.

O site da globo.com publicou algumas dessas situações:

  • Morte de cônjuge, descendentes (filhos e netos), ascendentes (pais e avós) e irmãos abona falta de até 2 dias consecutivos de trabalho;
  • Casamento consegue até 3 dias consecutivos de faltas abonadas;
  • Nascimento de filho até 5 dias;
  • Doação de sangue voluntária garante 1 dia de falta abonada por ano;
  • Para se alistar como eleitor pode justificar 1 ou 2 dias, dependendo do caso;
  • No período de comparecimento militar;
  • Vestibular, justiça e sindicato também abonam o funcionário desde que esteja devidamente documentada a participação do mesmo.



Conheça mais a respeito no site www.globo.com.

Por José Alberi Fortes Junior

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



8 Comentários - Escrever um Comentário

  1. rosimeri leal rech · Editar

    Bom dia.Gostaria de saber se a falta ao trabalho pelo motivo de prestação de prova para concurso público é abonada ou não?
    No aguardo.

  2. ola a escola onde eu trabalho deve aceitar a declaraçao dos testes ou exames realizados no detran assim abonando a minha falta. obrigada pois a secretaria do meu tabalho disse que eles nao sao obrigados a aceitar o comprovante de realizaçao de exames no detran o que eu faço me ajuda por favor quero ter argumento suficiente para discutir os meus direitos com a secretaria por isso preciso estar informada vc pode me ajudar .obrigada novamente aguardo respostas .

  3. Fátima Valente Brito · Editar

    Meu marido é funcionário público como, eu porém, de secretarias diversas, moramos em local que necessita 2 conduções coletivas para chegar ao trabalho, durante a greve de rodoviários na cidade ele não compareceu ao trabalho e sua diretora afirmou que não abonaria os dias de falta de todos que nestes dias não compareceram. Detalhe, é público e notório, inclusive por cobertura da imprensa local, que não havia ônibus rodando no primeiro dia e pela ação da justiça no dia seguinte havia alguns coletivos, entretanto, eram poucos, levando mais de um milhão de pessoas ao desespero para conseguir condução, inclusive arriscando a vida em vans, moto-taxi, carona. Pergunto, neste caso ela está correta já que o motivo das faltas foi involuntário?

  4. Soni Drumond de souza · Editar

    Quantos dias por mes uma empregada doméstica pode ter faltas abonadas com atestado médico?

  5. Gostaria de saber se é abonado falta de um funcionário que se ausenta do trabalho para fazer estagio em outra aria de atuação que não é a sua?
    Exemplo: um vendedor esta fazendo um curso técnico em Enfermagem e precisa se ausentar de seu local de trabalho atual uma vez por semana para realizar estagio.
    A empresa deve abonar essas falta ou terei que compensar ?

Post Comment