Dicas para realizar a candidatura em vagas de emprego

  

Uma pesquisa realizada pelo site de empregos Trabalhando.com revela alguns dados desanimadores para as empresas. Segundo o portal, 82% das pessoas que se candidataram em alguma vaga de emprego no site não tinha o perfil exigido pelas empresas. A rede de empregos fez um levantamento com 6.272 currículos cadastrados e com as mais de duas mil oportunidades de emprego inscritas no site entre os meses de fevereiro e março de 2014.

Segundo o diretor-geral do site de empregos, Caio Infante, algumas pessoas alteravam o seu perfil e até mesmo sua formação para se encaixar na vaga em aberto. Alguns candidatos da área tributária concorriam a vagas em que se exigia saber “contas a pagar”, mesmo não sabendo como exercer a função na empresa.

O candidato que mente em seu currículo corre um grande risco de ser desmascarado pela empresa em pouco tempo e, caso isso ocorra, o profissional não ficará com boa imagem na empresa e isso pode se espalhar para outros locais de trabalho. Infante listou quatro dicas para que o candidato consiga uma vaga de emprego de acordo com o seu perfil, sem mentiras e erros.

O profissional precisa descrever suas experiências e funções dentro de uma empresa. Citar uma função e descrever atividades diferentes vai fazer com que o recrutador desconfie das informações. A mesma coisa acontece com o conhecimento de algum outro idioma. Caso o candidato tenha um inglês básico e a vaga exige fluência na língua, o currículo será descartado e nem ficará no banco de dados para outras vagas futuras.




Outra atenção que o candidato precisa ter é a localização da vaga de emprego. Se a oportunidade é em São Paulo, não adianta o profissional se candidatar morando em Belo Horizonte. É preciso estar atento a todos os requisitos exigidos pela empresa. A especialização, quando exigida pela empresa, deve ser olhada com atenção pelo candidato. Não adianta ter uma formação e a empresa estar pedindo outra. O currículo será descartado imediatamente.

E o candidato que mentiu e conseguiu enganar o recrutador em um primeiro momento, será pego de surpresa nos próximos testes. A empresa vai validar o real conhecimento do candidato na língua inglesa, por exemplo. E se o profissional tiver só o básico, ele será desmascarado rapidamente e ainda vai sair do local com uma péssima imagem. 

Por Carolina Miranda

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment