Dicas para tornar clientes fãs da empresa



Se você trabalha com pessoas em especial no setor em que elas são a fonte de renda da empresa com certeza já deve ter ouvido a frase “o cliente é o bem mais importante da empresa” ou algo parecido. Entretanto, há uma categoria que funciona bem melhor do que os clientes, os fãs.

Já pararam para pensar por que cada vez que a Apple vai lançar alguma coisa as pessoas já estão na fila da loja de madrugada? Saiba que é porque são fãs da marca. Clientes agem com mais racionalidade os fãs não. São mais fiéis e bem menos propensos a abandonar a marca. O fã cria um laço afetivo com a empresa (ou com um funcionário que tem um diferencial).



Abaixo listamos algumas dicas para você que trabalha com vendas (e outras áreas também) e quer se destacar, ou melhor, transformar seus clientes em fãs. Isso vale também para você que é um funcionário também. Quem sabe seu futuro não será algo inesperado.

1 – Faça um cadastro de todos os clientes: se você é dono ou responsável pelo gerenciamento de um setor nada melhor do que treinar seus funcionários para fazer um cadastro sistemático de seus clientes. Um dos principais motivos para isso é que assim ficará mais fácil saber quem gasta mais na empresa e claro, investir nesse consumidor em potencial. Outra coisa para quem trabalha diretamente com o cliente é sempre ter em mãos uma forma de pegar os dados do mesmo. Se alguém se interessa por algo hoje e não quer comprar. Quando surgir uma promoção ou um novo produto essa lista pode e deve ser usada tanto com os atuais clientes quanto com os prováveis.

2 – Esqueça o bom atendimento: um dos pontos mais “trabalhados” em qualquer empresa é sobre o bom atendimento. Imagina-se que um bom atendimento fideliza os clientes. Algumas estatísticas mostram que isso não é bem assim. Bom atendimento até o seu concorrente do outro lado da rua pode estar oferecendo e às vezes melhor do que você. A dica é ouvir o seu cliente. Veja bem, ouvir o cliente é ver o que ele quer e o que pode ser feito para mudar. Analise. Se de dez pessoas seis já tocaram no mesmo ponto é hora de pensar nas atitudes a serem tomadas.



3 – Envolva todo mundo: uma das situações mais complicadas nas empresas é o fato de que muitas vezes a direção toma determinadas decisões e não inclui nisso os seus colaboradores. Quem atende diretamente ao cliente é o seu funcionário. Ele é o cartão de visitas de sua empresa. Envolver os funcionários no processo de transformar clientes em fãs não é tão difícil. A maior parte dos funcionários sempre é preferida por algum cliente. Esse funcionário pode ser a chave para transformar clientes em fãs. Mas se a empresa deserda o funcionário, não o envolvendo, ele pouca importância dará para o que poderá estar por vir.

Independentemente do setor em que você trabalhe seja o responsável ou o subordinado lembre-se sempre de se preocupar com os clientes. Há um fato bastante interessante de notar o que essa afinidade provoca nas pessoas: muitas vezes um funcionário sai de determinada empresa e continua a atuar no setor. Aqueles clientes que se tornaram fãs do que ele fazia irão atrás dele hoje, amanhã ou quando sentir necessidade. Isso porque neste caso, quem se empenhou foi o colaborador e não a empresa em si. O que qualquer pessoa sabe quando entra em algum lugar é se o que acontece ali é padrão da empresa ou de apenas um funcionário diferenciado.

Por Denisson Soares

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