Doar sangue dá direto a 1 dia de folga no trabalho



Fazer uma Doação de Sangue nos dias de hoje é um ato de amor e também de solidariedade, pois muitas pessoas sofrem acidentes e precisam fazer a reposição de sangue que foi perdido, ou estão em filas aguardando esse tipo de doação para fazer uma cirurgia, entre outros procedimentos médicos do gênero.

Quem doa sangue pode salvar uma vida, e no decorrer de todos os anos existem campanhas para aumentar o número de doadores, e isso acontece em todo o país.



Porém, muitas pessoas acabam não fazendo essa doação, pois ainda não conhecem a lei que dá o direito a um dia de folga no dia da coleta do sangue, e isso deverá ser feito sem nenhum tipo de prejuízo no salário.

Algumas pessoas ainda possuem dúvidas sobre esse direito à folga no dia em que se faz uma doação de sangue, mas saiba que de acordo com a lei segue os seguintes dados:

–  “Artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) dispõe que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, em cada 12 meses, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada".



Porém, desde já vale ressaltar que é mais do que fundamental que o profissional avise o seu chefe de departamento sobre o dia em que pretende fazer essa doação, pois dessa forma ambos poderão se preparar para aquela data e se organizar no que se refere às tarefas que deverão ser realizadas.

Agora que você já conhece a lei que garante o seu direito não deixe de ajudar pelo menos uma vez ao ano, ou até mesmo mais vezes se houver a disponibilidade, fazendo esse tipo de doação que ajuda tantas pessoas.

Para realizar a doação é preciso ter mais de 18 anos, pesar mais de 50 quilos e não ter feito tatuagem em um período menor de 6 meses, entre outras solicitações. 

Por Josiane Fernandes de Jesus

Nossos Cursos - Loja Trabalhou


Cursos de Aprimoramento Profissional. Visite nossa loja.




Post Comment