Dicas de como ser produtivo no trabalho



A Copa está aí e tem muita gente indo embora mais cedo do trabalho. Porém, depois que a Copa passar as pessoas terão que voltar para a realidade de suas empresas e dar de cara com algo que fingem que não vai existir: o acúmulo de trabalho extra. É obvio que mais tempo será exigido e uma dose de inspiração a mais para concluir o trabalho atrasado e recuperar o que não pôde ser ganho nos períodos de folga.

Isso é algo rotineiro para alguns profissionais. “Colocar a casa em ordem” sem perder a cabeça parece ser a especialidade deles. Entretanto, tem uma gama infinitamente maior que não sabe como ser produtivo, como administrar melhor o tempo para organizar e realizar o trabalho.

Ter sabedoria profissional de usar o tempo como aliado e não como inimigo acaba fazendo o diferencial na vida de muitos profissionais que se destacam no mercado. O que vem a ser quase que uma consequência: o funcionário entrega seus projetos no prazo, não deixa pendências para outro dia e de quebra ainda arruma mais tempo para pensar no que pode fazer para crescer ainda mais.

Se você está na classe daqueles que se perdem com o tempo e por isso deixa de ser produtivo, confira algumas dicas abaixo que irão lhe ajudar a mudar esse cenário.

– Cuidado com os eletrônicos:

São úteis sim, e podem ser usados para facilitar e muito o trabalho. Mas você usa um computador que vive conectado é bom se policiar ainda mais. Chats, sites de seu interesse e que não ajudam em nada seu trabalho, redes sociais e por aí vai contribuem para que você desvie sua atenção do que é realmente importante com mais frequência. No início é difícil, mas quem tem o hábito de a cada cinco minutos conferir alguma coisa na internet precisa antes de mais nada parar e reservar um tempo específico para isso.



– Anote, anote e anote:

Muitos especialistas afirmam que grande parte dos profissionais de sucesso e líderes nos mais diversos setores fazem listas. Então faça você também. Anote o que é relevante e se possível determine um tempo específico para realização da tarefa de maneira satisfatória. Outra coisa é usar o bom senso. Se vai demorar uma hora para concluir e você estipula 40 minutos e faz duas pausas de 10 minutos, é meio difícil.

– Use os limites:

Não, não são os limites de seu cartão de crédito e sua conta bancária. São os limites de sua razão. Não diga que vai dar conta do trabalho se morre de saber que não vai. Tem gente que acha, erroneamente, diga-se de passagem, que ser produtivo é acumular um milhão de trabalhos. Isso é irreal. Pegar para fazer o que você sabe que vai ter como concluir é inteligência que se alia à produtividade.

Ter uma relação melhor com o tempo não apenas ajuda no trabalho, mas até mesmo nossa vida pessoal pode ser melhorada. Afinal de contas, a certeza é de que teremos menos estresse, mais tranquilidade e claro mais tempo.

Por Denisson Soares


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