Ter feito Intercâmbio é um grande diferencial competitivo do profissional



  

Não basta apenas falar a língua nativa ou uma língua a mais. Hoje em dia, além de ser fluente em algum idioma, é necessário ter vivido em outro país. As empresas estão considerando isso como diferencial competitivo. Por isso que a busca por intercâmbios tem crescido muito em nosso país.

Empresas de várias áreas sabem como isso é importante, por isso prezam por essa vivência, pois o resultado disso é totalmente plausível no dia a dia no mundo dos negócios. Isso é válido tanto para profissionais de cargo importante quanto para profissionais da área operacional.

Profissionais que tiveram vivência no exterior, por exemplo, são considerados mais flexíveis, e se adaptam melhor a mudanças e situações emergentes da empresa.

Pessoas com esse diferencial possuem um amadurecimento que foi adquirido em outros países. Mesmo que você não tenha essa experiência, saiba que existem empresas que investem em profissionais que pretendem fazer intercâmbio. Normalmente, elas arcam com as despesas integral e parcial, dependendo de qual resultado essa viagem poderá trazer para a empresa.

Em áreas de Relações Internacionais, Marketing e Administração, os conceitos são iguais em todos os países, e se, por exemplo, um profissional da empresa ou estagiário resolver ter vivência no Canadá, poderá aplicar lá os mesmos conhecimentos adquiridos aqui no Brasil.




Outras áreas mais complexas, como o Direito, possuem certificações diferentes em cada país, e o profissional dessa área com vivência em outro país pode considerar seu diferencial como um todo, na aquisição de culturas e da linguagem.

Os profissionais da área de intercâmbio dizem que os destinos mais procurados para fazer intercâmbio de inglês são Irlanda, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra, em segundo plano o espanhol, na Espanha, Chile e Argentina.

Os custos variam conforme o pacote de viagem, e nesse meio tempo há desde executivos aprimorando a bagagem a estudantes atrás de uma extensão universitária. As experiências de intercâmbio normalmente oferecem muito mais do que aprendizagem de línguas. O estudante tem a possibilidade de ampliar sua rede de contatos, adquirem diferentes visões, culturas, além de desfrutar das maravilhas que uma viagem oferece.

Por Daniela Almeida da Silva

Nossos Cursos - Loja Online



Cursos de aprimoramento profissional Trabalhou.com.br. Visite nossa loja.



Post Comment