Como se comportar em Dinâmicas de Grupo




As dinâmicas de grupo se tornaram uma das etapas principais de alguns processos seletivos, especialmente para estágios e trainees, pois são postos que exigem mais dos participantes, por ser o primeiro ingresso deles no mercado de trabalho. 

Diante disso, às vezes, é comum  demonstrar um certo temor, ansiedade ou até mesmo pânico, já que muitas vezes algumas empresas exageram nessa etapa. 


Para fugir dessas emoções que só te atrapalham, acompanhe as dicas a seguir:

– Procure chegar antes do horário marcado:

Chegue uma hora antes de começar a dinâmica, e quando entrar na sala para iniciar a dinâmica, procure sentar entre as pessoas e não em uma cadeira separada dos demais, pois isso demonstrará introversão.


Não seja um "bobo alegre" mas também não seja tímido demais, pois essas atitudes quando demasiadas ou em falta podem demonstrar comportamentos inesperados e inerentes à você.

– Comunique-se:

Fale abertamente sobre as questões impostas na dinâmica, sem interferir as opiniões das outras pessoas, mas seja criativo, um tanto audacioso e ousado na medida certa. Vale lembrar que exageros nunca são bem vistos. 

Quando você for questionado sobre alguma coisa, mantenha a postura e utilize de argumentos que demonstram atitude e bons conhecimentos no assunto, já que você está ali porque de alguma forma interessou a eles.

– Demonstre seu interesse:

Demonstre todo o seu interesse, entregue-se totalmente e faça a diferença entre os demais, mantendo sempre a ética e o respeito.

Você estará sendo observado o tempo todo, por isso, muito cuidado com certos comportamentos.

– Mostre que tem competência:

Mostrar competência é diferente de querer se aparecer. Quando você só quer aparecer, normalmente não há respeito pelos demais, você só pensa na sua opinião e se torna muito invasivo. Seja educado, compreensivo e saiba expor suas ideias com sutileza, e na hora certa.

Enfim, mais do que nunca, você deve aprender a ter controle sobre suas emoções para não deixar elas agirem na hora errada, pois as pessoas podem perceber e o momento tende a ficar mais tenso ainda. Se for possível, faça sessões de relaxamento dias antes da dinâmica, pois pode ajudar muito. 

Por Daniela Almeida da Silva

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *