Dicas de como ter as redes sociais como aliadas para conseguir um emprego




As redes sociais sempre foram vistas apenas como um meio de comunicação entre amigos, onde se pode postar fotos, fazer comentários e enviar mensagens. Hoje em dia, como elas se popularizaram muito, acabaram se tornando uma grande aliada para veículos de propagandas e divulgações, e isso pode ser muito interessante na hora de buscar um emprego. Mas antes, para se ter êxito nessa busca, você deve saber usá-las corretamente para este fim.

Uma das redes mais conhecidas para trabalho é o Linkedin, pois ela é voltada exclusivamente para pessoas que desejam manter contatos profissionais. Para isso, a dica é que o profissional mantenha seu perfil sempre atualizado na rede, caprichar em seu network, além de participar de grupos que tenham recrutadores sempre atentos e também de grupos de debates.


O Linkedin é mais fácil por ser uma rede profissional. Mas, e as outras redes sociais como o Facebook, por exemplo?

O Facebook é utilizado mais como uma rede para entretenimento pessoal e diversão, mas mesmo assim é possível encontrar grandes empresas participando, e você pode usar isso como uma oportunidade, já que várias dessas empresas lançam campanhas e programas com oportunidades de trabalho através de suas páginas na rede. Mas, é preciso que você seja cuidadoso com a sua imagem pessoal, pois isso é algo em que os recrutadores estão muito atentos, por se tratar de uma rede aberta e pública. Outro motivo que os recrutadores sempre ficam atentos são as postagens feitas pelos candidatos em seus perfis, pois é a partir daí que é possível avaliar comportamentos e questões relacionadas à personalidade. Por isso, cuidado com fotos comprometedoras, um bom exemplo disso é fotos de baladas e festas em que muitas pessoas costumam exagerar, os recrutadores podem pensar que, se você não se preocupa com sua imagem pública como é que você se comportaria numa empresa, e por essa razão não haveria motivos para contratá-lo.

Caso queira evitar isso, você pode restringir a visualização das suas postagens para seus amigos íntimos apenas, isso impedirá que pessoas de fora vejam suas fotos. Para isso, utilize as marcações nas suas fotos, gerencie a privacidade diretamente na postagem e marque o local e somente as pessoas que estavam com você no momento.


Outra dica também é mudar as configurações do seu perfil para privado, marque a opção que apenas seus amigos adicionados podem ver.

Caso tenha dúvidas, clique neste link: www.facebook.com/about/sharing.

Por Daniela Almeida da Silva

Relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *